A procura por serviços em nuvem híbrida apresentou aumento de 20% em 2017, ante o ano anterior, segundo a Locaweb Corp, unidade de negócios da Locaweb criada para atender o mercado corporativo. A solução mescla os modelos de nuvem pública e privada, extraindo o melhor de ambos e desempenhando funções distintas dentro de uma mesma empresa. Se por um lado as nuvens públicas oferecem mais escalabilidade, as privadas são mais recomendadas para armazenagem de dados críticos. Assim, é possível maximizar as eficiências por meio dessa combinação, conforme as necessidades da companhia.
Além disso, a marca registrou crescimento de organizações de fora do setor de tecnologia buscando o recurso. Isso mostra que outras áreas também enxergam na cloud computing a solução para resolver desafios, como agilidade para expansão de serviços e mitigação de riscos operacionais, como disponibilidade e segurança, entre outros.
A Locaweb Corp também observou aumento na busca por serviços gerenciados, seja na forma de software ou plataforma (SaaS ou PaaS) e até mesmo infraestrutura (IaaS). Essa estratégia de terceirizar os serviços de tecnologia permite que a empresa cresça com foco no negócio, otimizando a alocação de infraestrutura e, principalmente, reduzindo o investimento necessário para manter equipes especializadas e multidisciplinares de TI internamente.