A empresa vai fazer a apresentação da nova ferramenta durante a feira Zero Grau, em Gramado (RS), entre os dias 18 e 20 de novembro
A Data System, empresa de tecnologia especializada no varejo de roupas e calçados, lança uma nova solução de self-checkout: a apresentação da ferramenta acontece durante a Zero Grau, feira do setor calçadista marcada para acontecer entre os dias 18 e 20 de novembro em Gramado (RS). O self-checkout é uma solução de autoatendimento que se integra a um totem touchscreen e permite que os clientes finalizem suas compras sem precisar passar por um caixa convencional. A tecnologia tem o objetivo de agilizar o atendimento e oferecer mais praticidade para os consumidores.
Segundo Alex Marques, Diretor Comercial da Data System, o self-checkout chega para atender demandas crescente no varejo, como a otimização do espaço físico nas lojas e a diminuição da dependência de operadores de caixa: “A ferramenta permite ao lojista otimizar o espaço de vendas, substituindo balcões convencionais por um maior número de totens, o que oferece mais agilidade ao consumidor.” Ele destaca que o sistema está integrado ao software de gestão USE, principal produto da Data System, facilitando a implantação para os clientes que já utilizam a plataforma: “Para esses clientes, basta adquirir o equipamento e configurar o aplicativo”, aponta.
O lançamento responde a duas tendências do setor: a busca por lojas mais compactas e a dificuldade de contratação e retenção de funcionários. Com a implementação do self-checkout, os lojistas podem reduzir a necessidade de operadores e oferecer uma experiência de compra mais independente ao cliente.
Sediada em Limeira (SP), a Data System atua há 29 anos no mercado de tecnologia para o varejo de calçados e roupas, e vem registrando crescimento constante de 30% ao ano nos últimos cinco anos. Com mais de cinco mil clientes em todo o país e uma equipe de 155 colaboradores, a empresa desenvolve soluções voltadas para gestão e vendas. Seu principal produto, o software de gestão USE, conta com mais de 65 mil usuários e processa diariamente mais de 300 mil vendas. A plataforma possui nove módulos que abrangem desde gestão de estoque e CRM até integração com e-commerce e monitoramento de dados por analytics.
Rodrigo Roland, CEO e fundador da Data System, explica que a empresa mantém uma equipe própria de desenvolvimento, com 60 profissionais, responsável por atualizações mensais dos produtos. “Nosso software é todo produzido ‘em casa’, o que nos permite oferecer um suporte completo e realizar migrações de dados de clientes que utilizam outros sistemas”, ele afirma.
A feira Zero Grau reúne em Gramado (RS) representantes de toda a cadeia de produção e distribuição do setor calçadista, com foco nas coleções de outono-inverno. Durante o evento, a Data System também vai apresentar o +Q1, um aplicativo de força de vendas que permite aos funcionários das lojas personalizar o atendimento e oferecer produtos por meio de um catálogo digital. Integrado ao sistema da loja, o aplicativo acessa todo o estoque disponível para criar catálogos personalizados que podem ser enviados aos clientes diretamente via WhatsApp. Em desenvolvimento há 12 meses, o +Q1 já está sendo testado em fase piloto, com previsão de lançamento oficial para janeiro de 2025.
- O Papel da Sustentabilidade na Indústria de Máquinas e Equipamentos
- Distrito desenvolve estudo sobre IA voltado a líderes do mercado financeiro na América Latina
- Carreira em TI é promissora e pode somar 1 bilhão de desenvolvedores
- Goodyear abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com oportunidades em diversas áreas de atuação
- IA impulsiona eficiência e precisão nas licitações da administração pública do Brasil