O Cubo for Investors, comunidade do Cubo Itaú dedicada a fundos de venture capital, completa um ano de atuação com grandes resultados. Atualmente, o pilar conta com 16 gestoras, que gerenciam mais de US$3 bilhões no total, sendo quatro delas baseadas internacionalmente. No início do projeto, a comunidade era composta por sete fundos.
A evolução demonstra o apetite de gestores emergentes e fundos internacionais por apoio e conexões estratégicas na jornada de fomento ao empreendedorismo tecnológico na América Latina. Um exemplo do auxílio dado às gestoras é o progresso na expansão da rede de investidores institucionais da comunidade, que hoje conta com mais de 50 limited partners (LPs) mapeados..
A geração de conexões entre players do ecossistema também é um foco importante. No primeiro trimestre de 2024, a comunidade gerou pelo menos uma reunião para 65 startups diferentes, além de engajar 31 fundos distintos.
Entre os casos de sucesso da comunidade estão a SaaSholic, que captou seu fundo com oversubscription e investiu em startups do Cubo, além da HiPartners, que tornou o Cubo Retail a “casa” deles e de suas investidas.
A Bewater é um dos parceiros mais recentes do Cubo for Investors. O fundo investe em startups que se encontram no chamado “midstage growth” e chega em um momento de maturidade da comunidade de startups do Cubo, que completa nove anos em breve. “Esse período de quase dez anos da comunidade é quase um ciclo completo quando olhamos para o setor de tecnologia e inovação. A chegada da Bewater reforça a evolução do ecossistema e a preparação para um novo ciclo, agora composto por startups em momentos distintos de trajetória”, ressalta Marcella Falcão, Head de Growth do Cubo Itaú.
Como próximos passos, o objetivo é ampliar a comunidade para cerca de 20 gestoras, mantendo o foco nesse perfil e contando diferentes histórias de sucesso. O Cubo for Investors já tem uma lista de espera de, ao menos, 40 fundos com interesse na associação.
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Líder de aquisição de talentos está entre os cargos em alta para o próximo ano no setor de RH, segundo o PageGroup. Conheça a lista completa
- Pesquisa RADAR FEBRABAN Especial – Maioria dos brasileiros quer regulação forte das BETS
- Veja as 5 perguntas mais feitas para os jovens durante uma entrevista de emprego
- Mais empáticas e assertivas: especialista aponta vantagens competitivas da presença feminina no setor de tecnologia