No final de semana de 22 a 24 de outubro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irá promover um hackathon para a criação de soluções que levem à empresa a adequar suas ações e propor inovações diante dos novos desafios para mobilidade urbana.
Com o tema “Smart Stations in Smart Cities”, o evento permite que estudantes, profissionais e demais interessados, incluindo colaboradores da CPTM, desenvolvam oportunidades de sinergia entre as atividades da CPTM e a nova realidade mundial, que inclui a pandemia de Covid-19.
“As soluções que serão propostas pelos participantes do hackaton devem nos apoiar na tomada de decisão embasada em tecnologia e inovação. A CPTM é uma empresa inovadora, e esse evento mostra que estamos sempre abertos para novas possibilidades de melhorar a vida dos nossos 3 milhões de passageiros”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Todo o hackaton acontecerá de forma virtual, e durante as 48 horas de evento serão promovidas lives com o objetivo de auxiliar os participantes no desenvolvimento das duas soluções. O primeiro, segundo e terceiro colocados receberão prêmios de, respectivamente, R﹩ 10 mil, R﹩ 5 mil e R﹩ 3 mil, pagos pelos patrocinadores do evento, escolhidos por meio de um chamamento público. Além disso, todos esses projetos vencedores podem ser executados pela CPTM.
O hackaton acontecerá no final da 1ª Semana de Inovação CPTM, que a partir de 19 de outubro terá, de forma remota, painéis com especialistas do mercado e de universidades, além de profissionais da própria empresa que discutirão o uso de novas ferramentas para que a companhia se consolide como referência em transporte público sobre trilhos no Brasil.
As inscrições para o hackathon vão de 15 de setembro a 15 de outubro no site https://ion.sp.gov.br/semana-de-inovacao.html, onde também estarão disponíveis mais informações sobre a 1a Semana de Inovação.
2019 a CPTM tem atuado em ações sustentadas na transformação digital e no aprimoramento e desenvolvimento de profissionais que possam atuar com qualificação técnica e comportamental, orientados para inovação e gestão ágil.