Consumo consciente tem sido regra em casas pelo Brasil

Compartilhar

A preocupação com o consumo consciente já faz parte da rotina dos brasileiros. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País. O estudo questionou a existência de regras nas casas dos consumidores e quais são as normas estabelecidas.

Entre os entrevistados, 91% afirmam seguir algumas regras em suas residências. Desses, 10% moram sozinhos, 36% vivem com um/a companheiro/a e 54% moram com sua família ou em um grupo de pessoas. Dos que não possuem normas (9%), a maioria mora em grupo ou acompanhado (84%) e, apenas, 16% vive sozinho.

A regra mais comum em todos os grupos é apagar as luzes ao sair de um cômodo. Ela prevalece em lares de quem mora sozinho (86,05%), casais (91,56%) ou grupo de pessoas (92,27%). A segunda norma mais adotada é “colocar lâmpadas que gastam menos energia”. Finalizando o ranking, “acumular roupa suja para encher a máquina de lavar” é apontada como a terceira regra mais comum nos lares brasileiros.

Outro destaque do estudo foi a preocupação de muitas famílias em separar os materiais recicláveis, seja morando sozinho (59,3%), em casal (48,25%) ou em grupo (47,21%). Assim como a escolha de eletrodomésticos que gastem menos energia, com índices de preferências em 56,98%, 48,05% e 53%, respectivamente. Além disso, a preferência por produtos ecofriendly também foi apontada por muitos, junto com a questão de monitorar as contas básicas, para verificar e identificar aumentos nos gastos.

Dos entrevistados, 26% são da faixa etária de 20 a 30 anos, 29% têm entre 31 e 40, 22% possui de 41 a 50, e os outros 23% são maiores de 50 anos. A maioria vive em São Paulo (48%), seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 10%, e Paraná (9%), enquanto os demais estão espalhados pelo Brasil