Foi-se o tempo em que encontravam-se profissionais apenas no “boca a boca” ou em que preparar um currículo em papel era tudo na busca de um emprego. Por exemplo, hoje alguém que busca um advogado não irá apenas perguntar aos amigos, mas também aos buscadores online. Assim, ser capaz de construir e divulgar o próprio perfil profissional na Web tornou-se um diferencial importante. Todavia, apesar das facilidades digitais, ainda que as novas ferramentas tecnológicas permitam uma edição completa e refinada, há quem cometa erros capazes de impactar negativamente na busca por clientes ou oportunidades de emprego.
No intuito de orientar aqueles que estão começando a construir sua rede de relacionamentos profissionais, o Dr. Paulo Salem, criador do sistema online e portal Liberalis, destacou alguns erros recorrentes nesse processo com base principalmente na sua experiência com os usuários do Liberalis. Especialista em Ciência da Computação, ele mostra de modo didático alguns pontos problemáticos que nem sempre são evidentes. Veja abaixo:
Não compartilhe sempre o mesmo tipo de informação
O cliente utilizará seu site para conhecê-lo, e isso quer dizer muito mais do que saber seu nome ou encontrá-lo no mecanismo de busca. Assim como você tem vários aspectos pessoalmente, seu reflexo online também tem que ter. Desse modo, o visitante poderá gradualmente conhecê-lo, interessar-se e criar alguma confiança. Se você tem um bom currículo, tenha certeza de divulgá-lo, especialmente se você for um profissional que lida com áreas críticas na vida da pessoa, como a saúde. No Liberalis notamos que muitos profissionais que certamente têm bons portfolios, como arquitetos, deixam de colocá-los online – apesar do Liberalis fornecer uma ferramenta específicas para se fazer portfolio. Ora, mas não é justamente o portfolio do prof issional que o cliente irá querer ver antes de qualquer contato com a pessoa que talvez reforme sua casa? Se você costuma recomendar empresas e colegas para seus clientes, faça essas recomendações online também, seja uma fonte de informações úteis sobre sua área.
Não opte apenas por divulgação paga
Existem muitas formas de divulgar seu site gratuitamente. Um primeiro passo, claro, é acrescentar o endereço do site nos seus cartões de visitas. Contudo, a própria Internet oferece outros modos. Muitas pessoas têm perfis em vários sites diferentes (Flickr, Facebook, etc), caso no qual é recomendável colocar links nesses perfis apontando para seu site profissional principal. Isso ajuda os visitantes humanos, mas também os computadores dos buscadores, que com esses links descobrem que o site é mais relevante. Se amigos ou colegas divulgarem links para seu site também, melhor ainda. Só não vale trapacear: o Google e outros buscadores geralmente sabem diferenciar um link legítimo de um link de spam, e você não quer ser confundido com um spam.
Evite abusar de suas ferramentas
Cada ferramenta tem seu propósito e não é sábio tentar forçá-las a fazer algo diferente. No Liberalis, por exemplo, temos ferramentas específicas para várias coisas, como listagem de serviços, currículo e portfolio. Infelizmente, notamos que muitos clientes colocam informações nos locais errados: colocam o endereço fora da parte de contatos, listam serviços na parte de currículo, falam de currículo na parte de portfolio, e outras coisas do gênero. Essas pessoas muitas vezes querem apenas aumentar a exposição de alguma informação em especial, e assim a propagam de modo afoito e desordenado. Mas o resultado é que o site gerado fica confuso para o visitante e com menos visibilidade! Isso vale para qualquer ferramenta, não só as nossas.
Não se limite apenas a uma plataforma
Esteja também nos celulares dos seus clientes. Hoje em dia cada vez mais pessoas usam o celular ou tablet para buscar o que precisam na Internet. No Liberalis, mais de 25% dos visitantes acessam através de um desses dispositivos e a tendência é de crescimento desse número. É útil ter versões do site feitas especialmente para esses dispositivos móveis. Na plataforma Liberalis isso é feito automaticamente, mas em outros serviços pode ser necessário fazer manualmente. Se você contratou um webdesigner para fazer seu site, por exemplo, pegue seu Android ou iPhone e certifique-se de que ele incluiu uma versão especial para esses dispositivos.
Não se esqueça do “tamanho” da Internet
Pense globalmente. Às vezes é difícil realmente entender o alcance de um site na Internet. Profissionais liberais estão acostumados a terem uma certa clientela local, limitando-se ao seu bairro ou, no máximo, a sua cidade. Mas, uma vez online, o mundo está a apenas um clique de distância. Se seu site é bem conhecido pelo país (ou mesmo pelo mundo) inteiro, isso significa que ele tem maior visibilidade para todos, inclusive as pessoas do seu local físico de atuação. Em outras palavras, um profissional com prestígio global tem maior apreço e procura local.
Sobre Paulo Salem
Paulo Salem, 31, é formado pela Universidade de São Paulo em Ciência da Computação e é doutor na mesma área pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris-Sud (França). Além de tecnologia, tem grande interesse nas ciências em geral, negócios, filosofia e arte. Busca empregar esses diversos aspectos de modo coeso na criação de ideias, tecnologias e produtos que promovam o progresso. Atualmente dedica-se principalmente ao Liberalis, um sistema para profissionais liberais e autônomos divulgarem-se na Web.