Conheça a Aerolito, laboratório de futurismo que ajuda pessoas e empresas a compreenderem e se prepararem para o amanhã

Compartilhar

A Aerolito é um laboratório de exploração de cenários futuros, fundado em 2014 pelo futurista Tiago Mattos e por Santiago Andreuzza, para estudar perspectivas e possibilidades de futuro em diversas áreas de atuação. O objetivo é preparar pessoas e empresas para as mudanças que estão por vir por meio estudos, pesquisas, cursos e outros tipos de conteúdos.

O laboratório atua em três pilares centrais: espaços de aprendizagem (presencial e online, In Company e público final), desenvolvimento de software e experimentação de tecnologias emergentes. O trabalho é desenvolvido por 15 profissionais multidisciplinares que reúnem experiências pessoais e teses autorais às visões de diferentes instituições e programas. “Somos uma empresa de futurismo. Usamos nossas lentes para explorar o futuro e construir conteúdos a partir dos nossos aprendizados nas maiores escolas de inovação do mundo, somados às nossas teses autorais, que não podem ser encontradas em outros lugares”, explica Thiago Mattos, co-fundador da Aerolito.

Na área de espaços de aprendizagem, o principal programa é o Friends of Tomorrow – curso onde são abordados conteúdos relacionados a futurismo, lentes para explorar o futuro, mindset digital, novos modelos de negócio, digital first, postura profissional digital e pós-digital, revoluções pós-internet entre outros. Esse conteúdo é adaptado para espaços presenciais e digitais (ambos voltados para consumidores finais e empresas).

Nos programas In Company, as empresas buscam o Friends of Tomorrow para desenvolvimento de lideranças. Unilever, Itaú, FCA, Natura e Petrobrás estão entre as empresas que já passaram pela Aerolito. Nos cursos para pessoa física, os interessados geralmente são empreendedores e profissionais de grandes empresas que buscam orientação para suas decisões pessoais e profissionais.

Como um sub-produto dos espaços de aprendizagem, a Aerolito também desenvolve estudos e pesquisas. Nesse segmento, o laboratório criou uma metodologia autoral chamada Três Ondas de Impacto, onde são analisados segmentos a partir da premissa de que a tecnologia, iniciativa ou startup que irá causar sua disrupção, será transversal (e está em uma onda normalmente não analisada pelas empresas).

“Futurismo é a disciplina que investiga, explora, traduz e acelera as possibilidades de um futuro emergente e pós-emergente. A proposta dos conteúdos é observar como as evidências encontradas na ciência, na tecnologia e no empreendedorismo podem afetar a cultura, os novos comportamentos e as novas estruturas da sociedade”, completa Santiago Andreuzza, co-fundador do Laboratório.

Na parte de desenvolvimento de software, a Aerolito concebe e programa seus próprios softwares de aprendizagem. O mais recente é a OLI, plataforma de multiaprendizagem do futuro. O serviço funciona no formato de assinatura mensal, que dá acesso a um universo de notícias e atividades com curadoria própria da Aerolito e também colaborativa, com a participação de outros integrantes da comunidade. Os temas são relacionados à inovação e futurismo. A princípio, o serviço estará disponível apenas para alunos que já participaram do Friends of Tomorrow.

Na área de experimentação de tecnologias emergentes, a Aerolito atua com o Labs XR, área dedicada a estudos em realidades virtual, aumentada e mista. O propósito é explorar como tecnologias de realidades estendidas podem beneficiar a sociedade, desenvolvendo protótipos para educação, saúde, arte, entretenimento e impacto social.