O uso da tecnologia para transformar e melhorar a rotina dos profissionais de Direito será um dos destaques do ADV Conference, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto na sede da Softplan, no Sapiens Parque, em Florianópolis. Além desse tema, outros como gestão, produtividade, marketing jurídico, carreira para advogados e gestão de pessoas também serão contemplados na programação do evento. Os participantes ainda poderão fazer networking e visitar uma feira de negócios, reunindo as principais soluções de lawtechs e legaltechs. Alguns dos palestrantes confirmados são o deputado federal Gilson Marques e o superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo.
De acordo com o último relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Brasil cerca de 80 milhões de processos. Além do trabalho realizado por magistrados e demais servidores, advogados também estão entre os profissionais responsáveis por atender a essa demanda. Estima-se que, apenas no Brasil, são formados 30 mil novos advogados, anualmente. Há, em média, um profissional para cada 209 habitantes e mais de 1 milhão atuantes no mercado, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil. Para otimizar a rotina e a atuação deles, a tecnologia tem sido uma grande aliada. “A tecnologia está transformando o mundo. Na advocacia não poderia ser diferente. Tudo está se tornando mais eficaz, automatizado e organizado, mas isso nunca vai tirar a função de um bom advogado”, destaca Janaína Ferreira, coordenadora do marketing do SAJ ADV na Softplan.
Pesquisa aponta melhorias após adoção de tecnologia jurídica em escritórios de advocacia
A Softplan, maior legaltech da América Latina, realizou um recente estudo sobre o retorno de investimento na implantação de um software jurídico em escritórios de advocacia. Participaram da pesquisa 147 escritórios de advocacia no Brasil, que apontaram uma redução de 59% no prejuízo financeiro com perdas de prazos após implantação de software jurídico.
A pesquisa também apontou que, além de gerar melhorias para o clima organizacional e gerencial dos escritórios, o uso de tecnologia jurídica também se converte em impactos positivos ao meio ambiente: 47,5% dos escritórios economizaram espaço físico com a redução no uso de papel, e 39,4% afirmaram que esse fator gerou uma economia financeira mensal de até R$ 2 mil. A adoção de tecnologias também aumentou a produtividade de 93% dos entrevistados, que deixaram de despender cerca de 5 horas por semana no trabalho. Ou seja, o software jurídico otimizou o equivalente a 12% de uma jornada de 40h semanais. A solução também possibilitou um aumento médio de 30% na lucratividade dos escritórios consultados.
Entre as tecnologias disponíveis no mercado está o SAJ ADV, software jurídico modelo SaaS voltado a advogados para gestão integrada de atividades jurídicas e administrativas. Por meio de inteligência artificial, é possível realizar o preenchimento automático de documentos, a captura de processos pela inscrição na OAB, com segurança e controle de acessos. Agora, o software também terá uma versão mobile, simplificando a rotina dos advogados. “Com isso, os advogados poderão carregar o escritório no bolso, conseguindo consultar informações nos tribunais ou nos próprios clientes de qualquer lugar”, ressalta Gabriel Bat Kauffmann Schüler, gerente de Marketing do SAJ ADV.