A Microsoft Brasil expandiu seus programas de capacitação e anunciou o ConectAI, que vai fornecer treinamento em habilidades de inteligência artificial (IA) para 5 milhões de pessoas em todo o país. A iniciativa faz parte do investimento de 14,7 bilhões de reais anunciado por Satya Nadella, Chairman e CEO da Microsoft, durante o evento AI Tour em São Paulo.
Lucia Rodrigues, diretora de capacitação para IA da Microsoft Brasil, explica que as iniciativas que compõem o programa vão auxiliar professores, profissionais em busca de recolocação e estudantes em diversas fases de aprendizado para se capacitar em habilidades digitais voltadas para a IA. “O ConectAI é um marco importante em nosso compromisso de garantir a democratização da IA e o acesso às ferramentas e ao conhecimento necessários para prosperar na era digital. Com parcerias estratégicas e cursos gratuitos, nosso objetivo é equipar os brasileiros com o conhecimento necessário para possam aproveitar ao máximo as oportunidades que estão surgindo com as mudanças impulsionadas pela IA. Este investimento também espelha o nosso compromisso de contribuir para oportunidades econômicas equitativas ao oferecer fluência em IA em larga escala”, afirma.
De acordo com o relatório Future of Work de 2023 do Fórum Econômico Mundial, que aborda as expectativas sobre a evolução dos empregos no período de 2023 a 2027, o treinamento dos colaboradores para utilizar IA e big data em suas rotinas de trabalho será priorizado por 42% das empresas nos próximos cinco anos. O relatório conclui que IA será o principal investimento em treinamento das empresas com mais de 50 mil funcionários e, de acordo com o Work Trend Index, 66% dos líderes afirmaram que não contratariam alguém sem habilidades em IA.
Entre os parceiros do ConectAI está o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que vai oferecer cursos de fluência em IA, treinamento e certificação AI 900 para alunos, professores e comunidade. “A ampliação da parceria entre o SENAI-SP e a Microsoft reforça o compromisso mútuo com a difusão de novas tecnologias. Juntos, estamos preparando alunos, professores e a comunidade para os desafios da Indústria, oferecendo capacitação em inteligência artificial, que abre portas para mais inclusão e oportunidades no mercado de trabalho,” afirma Ricardo Terra, Diretor Regional do SENAI-SP.
Além disso, a Microsoft ampliará a colaboração com o Ministério do Trabalho e Emprego por meio do programa “Escola do Trabalhador 4.0”, que visa fornecer acesso a habilidades digitais para que os brasileiros possam se manter atualizados com as tecnologias demandadas pelo mercado de trabalho. “O MTE tem trabalhado com a Microsoft na construção de treinamentos em habilidades digitais para apoiar a população brasileira a se capacitar nas tecnologias mais atuais. As iniciativas que estamos desenvolvendo para disseminar o conhecimento em IA serão essenciais para promover a inclusão no ambiente digital e gerar mais empregabilidade no país”, diz Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego.
Outra parceira será com a Nova Escola, uma ONG focada em apoiar professores e que junto com a Microsoft irá fornecer treinamento em habilidades de IA para apoiar educadores em seus desafios dentro e fora da sala de aula. Para atingir o público jovem, principalmente aqueles que buscam a primeira oportunidade de emprego, a Microsoft continuará a parceria com o UNICEF, que vai integrar cursos de habilidades em IA ao programa 1MiO, com o propósito de reduzir o número de pessoas entre 18 e 25 anos que não estão estudando nem trabalhando.
E para capacitar os servidores públicos no âmbito tecnológico e aprimorar o atendimento à sociedade, a Microsoft se uniu a ENAP para fornecer tanto conteúdo de fluência e produtividade quanto habilidades técnicas para fomentar a inovação tecnológica no setor público.
Ao todo são 26 parceiros do ConectAI que levarão aos brasileiros acesso a diversos treinamentos oferecidos pela Microsoft. Todas as plataformas estarão reunidas no site: https://aka.ms/conectAI. Os cursos são abertos e gratuitos para qualquer pessoa interessada em aprender habilidades digitais, com foco em indivíduos com mais de 14 anos.
Impacto do programa
De janeiro de 2021 a agosto de 2024, a Microsoft impactou 12,7 milhões de pessoas, ajudando-as a aprender mais sobre alfabetização digital, office e IA. Além disso o programa treinou 2,7 milhões de pessoas, ou seja, quase 3 milhões de pessoas terminaram ao menos um curso da Microsoft.
Vivian Carolina, moradora de Maracanaú, Ceará, foi uma das pessoas que participou dos treinamentos e hoje aplica os conhecimentos em seu trabalho e vida pessoal. Descendente das etnias Pitaguary e Tapeba, Vivian trabalha com logística e sempre teve interesse em tecnologia. Após participar de cursos oferecidos pela Trust for the Americas, um dos 26 parceiros do ConectAI nos temas de informática básica, secretariado, desenvolvimento de aplicativos e inglês oferecidos pela Microsoft, ela conseguiu uma vaga em uma empresa de tecnologia e iniciou uma mentoria para aprender a utilizar o Copilot para diversas pesquisas e aprimoramento pessoal. “Além dos cursos, tenho feito uma mentoria com um profissional da Microsoft e isso tem aberto minha mente sobre a potência da inteligência artificial. Hoje, eu uso a IA para tudo: pesquisas, criação imagem, explorar novas ideias e estudar idiomas. Agora, quero começar a usar essa tecnologia para comunicar a importância da preservação da natureza para o mundo”, afirma.
- Priscyla Laham assume a presidência da Microsoft Brasil
- Setor de restaurantes abre mais de 2 mil vagas de emprego
- Grandes empresas de tecnologia estão comprometidas com soluções de IA para transformar os negócios
- 92% dos brasileiros têm um banco como principal parceiro, mas apenas 10% tem somente uma conta bancária, aponta pesquisa da FICO
- Febraban e Google anunciam colaboração para ampliar combate a fraudes no sistema financeiro