Competição premia startups mais inovadoras do mercado de alimentos

Compartilhar
Duas Rodas patrocina Desafio Visionários (Crédito: Dois Produções)

Quem são os visionários do setor alimentício? Que soluções trazem? Do que precisam para alavancarem o negócio? Com o objetivo de responder a essas perguntas, a Tacta Food School organizou o Desafio Visionários, sua primeira competição de soluções inovadoras para o mercado de alimentação envolvendo startups. A premiação contou com o patrocínio da Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, e da Seara Alimentos.

Depois de passarem por uma intensa fase com quatro desafios, os cinco projetos finalistas foram apresentados para cerca de 300 líderes da indústria de alimentos, durante o Horizonte 20 Food, fórum multifocal realizado no final de janeiro, em São Paulo.

“Esse desafio foi muito importante para nós, porque foi uma forma de incentivar pequenas empresas, as startups, a trazerem boas ideias para serem aplicáveis em uma escala comercial. Nesse sentido, eles trabalharam muito para trazer soluções que vão ajudar os brasileiros a terem uma vida melhor, que é, justamente, nosso papel como indústria”, explica Paulo Mokarzel, gerente de marketing da Duas Rodas.

Conheça as três startups premiadas

Mokarzel conta quais pontos foram mais avaliados na competição. “Valorizamos as soluções mais inovadoras e que trouxeram soluções tanto para problemas já existentes quanto para aqueles que sabemos que vão aparecer nos próximos 15 anos. Além disso, saíram na frente as que se mostraram viáveis para aplicação, com verdadeiro potencial de transformar o mundo”, afirma.

Segundo os votos dos jurados, o primeiro lugar ficou com a Intelligent Foods, uma startup que conserva alimentos sem congelar por até quatro anos, com uma tecnologia que permite manter as caraterísticas como cor, textura e sabor.

Durante a competição, os jurados se reuniram e decidiram homenagear uma startup pelo desenvolvimento do seu trabalho. Assim, fizeram uma menção honrosa à Hakkuna, cuja missão é diversificar o setor alimentício no Brasil, por meio do uso de proteína de insetos na alimentação humana. “Sinalizamos a ousadia e o grande potencial dessa empresa. Ainda demos a dica para os fundadores olharem mais para o mercado externo”, conta Mokarzel.

O público também participou da premiação e votou na startup que mais chamou a atenção durante o evento. Nessa categoria, a vencedora foi a Mandala Comidas Especiais, referência nacional na produção e fornecimento de alimentos seguros para celíacos, alérgicos, intolerantes ou sensíveis a determinados ingredientes.

“As empresas que participaram têm agilidade, pesquisa científica e técnica. Por serem novas, estão com muita vontade de trazer novidades para o mundo. Por isso, esse desafio é tão importante para nós, como indústria. Podemos apostar nessas ideias e ajudar a fazer com que elas cresçam. Com a nossa expertise, conhecimento e networking, conseguimos viabilizar para que suas ideias se tornem algo comercializável. Assim, os produtos e serviços podem chegar ao mercado”, analisa o executivo.

O Diretor de Inovação e Tecnologia da Duas Rodas, Steven Rumsey, reforça que a colaboração com startups integra a estratégia de inovação da empresa. “Movimentos de startups para atender necessidades fortes e específicas do mercado em colaboração com empresas estabelecidas acelera o desenvolvimento de produtos e de processos, que podem ser usados para atender o consumidor. A Planta, startup patrocinada pela Duas Rodas, além de ser uma das apoiadoras deste evento participa ativamente para estimular colaboração entre startups e empresas de alimentos”, acrescenta Rumsey.

Prêmios favorecem networking e desenvolvimento

Dentre os prêmios destinados ao vencedor, está uma visita à fábrica da multinacional em Jaraguá do Sul, que deve acontecer nos próximos meses, além de acesso à equipe técnica da empresa para ajudar a direcionar futuros trabalhos e participação no programa de catálise da Planta. O primeiro colocado ainda ganhou: apresentação para a diretoria da Seara; um aporte de R$ 5 mil do investidor-anjo Adrian Franciscono; 10 horas de Consultoria da Tacta Food School; um mês de acesso à ferramenta de inteligência de mercado Mintel GNPD Americas; busca prévia e registro da marca com a OrtenziAvila Advogados, além de três horas de mentoria jurídica/negócios.

“Conseguimos reunir um cenário bem diverso entre as startups que se candidataram e ficaram entre as finalistas: tivemos tanto empresas atuando no varejo e ingredientes com produtos, quanto startups que estão desenvolvendo tecnologias de processos. Com isso, o Desafio Visionários, em sua primeira edição, foi capaz de ajudar aos participantes do Horizonte 20 Food a entenderem o cenário de inovação de alimentos do ponto de vista dos novos entrantes, das empresas nascentes e disruptivas que trazem novas propostas para este mercado”, afirma a Diretora de Inovação da Tacta Food School, Cristina Leonhardt.