Por Paulo Oliveira, coordenador de marketing da Apdata
São diversos os desafios que o novo coronavírus está trazendo para as empresas, mas um dos mais difíceis de lidar é a incerteza e o medo, que levam a um aumento da ansiedade entre os colaboradores. Os receios envolvem desde a contaminação de si próprio e da família, até a insegurança com relação ao mercado de trabalho.
Ou seja, é um momento de muitas dúvidas e poucas respostas. Isso gera um aumento da tensão entre os funcionários. Portanto, o RH deve auxiliar a liderança a criar um clima organizacional em que as pessoas se ajudem e se apoiem.
Não é hora de deixar as opiniões e perspectivas impactarem nas relações de trabalho. Assim, algumas estratégias podem ser utilizadas pelo RH para ajudar a organização a mitigar os efeitos de medo do novo coronavírus entre os funcionários.
Valores
Utilize, nas tomadas de decisões, o discurso que sua empresa propaga. Se “bem-estar do colaborador” é um dos valores, então use-o para estimular as equipes a ficarem em casa sempre que possível e cuidarem de si mesmos e suas famílias.
Além disso, forneça todo o apoio necessário tanto para aqueles que precisam ir até o trabalho quanto para os que estão de home office.
Estimule o diálogo
O novo coronavírus é o assunto que mais está sendo falado por todos. Porém, cada pessoa tem acesso a uma diferente fonte de informação e reage de modos diversos.
Estimular o diálogo aberto e transparente é uma forma da organização garantir que os colaboradores falem sobre seus medos e o que esperam da empresa. Essas conversas aproximam as pessoas e mostram que elas não estão sozinhas nesse enfrentamento, de forma que a empatia e colaboração entre todos aumenta.
Além disso, é uma oportunidade para a liderança avaliar se as atitudes que a organização está tomando estão de acordo com o que o funcionário espera e deseja.
Quem toma as decisões finais sobre como lidar com o novo coronavírus dentro da companhia é a gestão, mas em momentos de crise é fundamental que elas estejam alinhadas às expectativas de todos.
Comunique regularmente
Já foi dito que as informações são oriundas de diversas fontes, e sabemos que uma grande parte delas é falsa. Portanto, como compromisso ao colaborador e estratégia para evitar o pânico, a empresa deve providenciar meios de informar dados reais.
O RH deve trabalhar para divulgar informações oficiais sobre o cenário atual e de combate ao coronavírus. Um informativo especial sobre o assunto pode ser enviado diariamente a todos, bem como é importante ter uma estratégia pré-definida para comunicar qualquer emergência.
Forneça suporte
Muitos dos colaboradores estão, pela primeira vez, trabalhando remoto ou em horários flexíveis. Juntando a inexperiência ao medo da pandemia, é preciso entender que uma adaptação se faz necessária.
Assim, a empresa deve ser compreensiva nesse momento e guiar o processo da forma mais sadia possível para todos os envolvidos. É importante acompanhar o desempenho individual e, caso haja queda na produtividade, entender como a organização pode ajudar o funcionário a se adaptar ao modelo.