Como a primeira Smart City do Brasil passou a disponibilizar informações em tempo real sobre linhas de ônibus municipais

Como a primeira Smart City do Brasil passou a disponibilizar informações em tempo real sobre linhas de ônibus municipais

Informações sobre a cadeia de transporte, alteração de rotas em casos de interdições de vias devido a obras, quedas de árvores e semáforos em flash são alguns dos benefícios que o sistema INFOBUS, desenvolvido pela Engineering Brasil, promove ao cidadão de São José dos Campos, primeira Smart City do Brasil.

O sistema também apoia o município nas questões de sustentabilidade, já que a ferramenta auxilia no desenho de novos trajetos. Diante do sucesso da parceria, que começou em 2014, a Prefeitura de São José dos Campos prorrogou, por mais 12 meses, o contrato que mantém a companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital à frente do sistema.

“O sistema é conectado ao Google Maps via API (Interface de Programação de Aplicativos) e é responsável pelo registro das linhas, rotas, quadro de horários e locais de embarque e desembarque do município”, explica Wanderson Magalhães, Account do Mercado de Transporte e Trânsito da Engineering.

De acordo com Rodolfo Alves, chefe da divisão de planejamento de transporte da Prefeitura de São José dos Campos, com o uso da plataforma, o usuário tem informações de previsão de chegada de acordo com a tabela horária. Além disso, a população tem acesso ao que acontece na operação do ônibus e tudo que facilita para se deslocar por meio do Google, usando o smartphone ou mesmo pelo computador. “O usuário consegue checar, por exemplo, que horas o ônibus vai passar. Além disso, há também um sistema de bilhetagem eletrônico e GPS instalados nos carros para abastecer os sistemas e informar o cidadão joseense, que é exigente”, complementa.

São José dos Campos, segundo dados da Prefeitura, conta com 101 linhas em operação, sendo 328 ônibus rodando em cerca de 2.500 pontos, com aproximadamente 130 mil pessoas usando o transporte público diariamente.

Primeira Smart City do Brasil
São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba, a 87 km de São Paulo, se tornou a primeira Smart City do Brasil a ser certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para conquistar a certificação, a cidade de 729 mil habitantes passou por um rigoroso processo, que levou em consideração 276 indicadores contidos em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis, para obter a certificação. O objetivo do selo é destacar os fatores de aplicação tecnológica e detectar as boas práticas de gestão que contribuem diretamente na qualidade de vida da população. Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

Um dos indicadores para chegar a essa classificação é a mobilidade urbana. E, por isso, a Prefeitura de São José dos Campos conta, desde 2014, com a Engineering Brasil como sua parceira. O INFOBUS nasceu durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, com a necessidade de levar os torcedores até os estádios. 

“Antigamente, a atualização de rotas de ônibus era algo feito anualmente, mas, com o advento do GPS e dos smartphones, esse processo passou a ocorrer em tempo real. O sucesso do sistema na Copa foi tão expressivo que possibilitou a adesão de cidades como São José dos Campos”, finaliza o Account do Mercado de Transporte e Trânsito da Engineering. 

Atualmente, o sistema desenvolvido pela Engineering Brasil também está disponível em metrópoles como  Belo Horizonte (MG), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ). 

Comments are closed