A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, iniciou, nesta sexta-feira (21), a primeira Chamada de Inovação Aberta Setorial para o ciclo 2023/2024 da Plugue, o hub de inovação aberta da Companhia criado em 2021. A grande novidade do evento é a participação de outras quatro distribuidoras de gás: a GasBrasiliano, a Naturgy, a Sulgás e a Copergás. Devido a essa nova iniciativa, existem mais chances para que as startups, universidades, institutos de pesquisa e empresas tenham seus projetos validados e recebam aporte financeiro para o desenvolvimento.
Com um investimento estimado em mais de R$ 10 milhões, as inscrições para a Chamada são gratuitas e estão disponíveis pelo site até o dia 10 de setembro. Os interessados deverão apresentar suas soluções para um dos cinco desafios propostos pela Companhia nas seguintes áreas: Digital Construction; Eficiência Energética; Energias Limpas e Renováveis; Cidades do Amanhã; e Volume de Rentabilização.
“A primeira Chamada de Inovação Aberta Setorial da Plugue é uma oportunidade única para impulsionar a evolução do mercado de gás natural. Estamos honrados em nos unirmos pela primeira vez com as principais distribuidoras de gás neste projeto. Juntos, podemos moldar o futuro do setor e criar um impacto positivo duradouro”, pontua Letícia Dantas, Head de Inovação Aberta da Comgás.
A primeira fase da Chamada Setorial é a inscrição no site, onde está disponível o regulamento completo. Após uma avaliação preliminar, os projetos selecionados seguirão para a pré-seleção, onde serão classificados de acordo com o tipo de solução e nível de maturidade. Em seguida, será realizado avaliações mais imersivas e com maior assertividade através de Pitch Days e Hackathon.
“O evento é um convite para desbravar novos horizontes no mercado de gás natural. Os projetos selecionados terão a oportunidade de percorrer um emocionante caminho de descoberta, enfrentando desafios e explorando a criatividade em diversas áreas. Estamos ansiosos para testemunhar o brilho das mentes criativas e o impacto positivo que iremos criar”, pontua Cristiano Barbieri, diretor de Tecnologia, Inovação e Relacionamento com o Cliente da Comgás.
Um dos objetivos da Comgás com a primeira Chamada Setorial é conhecer ideias e soluções para os desafios do mercado de energia, além de mapear e selecionar propostas de projetos para compor o portfólio de inovação da companhia. Outra grande vantagem da chamada é identificar proponentes que poderão se tornar parceiros de negócios das empresas e fortalecer a posição de inovação no setor de gás e energia brasileiro.