Começa amanhã o maior evento de empreendedorismo do Brasil

Compartilhar

De 22 a 25 de fevereiro, a cidade de São Paulo recebe o maior evento do empreendedorismo do País, a Feira do Empreendedor 2014, realizada pelo Sebrae-SP. O público que for ao Expo Center Norte poderá fazer negócios, passar por consultorias individuais e coletivas, assistir a palestras, ver novidades, tendências e encontrar todo o tipo de informação sobre como abrir e manter um negócio próprio. Uma das grandes novidades para este ano é o espaço especial para quem pensa em aproveitar oportunidades que surgem com a Copa do Mundo FIFA 2014.
Este ano os visitantes terão a oportunidade de percorrer os 21 mil metros quadrados da Feira onde serão montados os estandes temáticos do Sebrae-SP. Nesses espaços, a equipe do Sebrae-SP estará a postos para levar ao empresário ou futuro empresário orientação de qualidade, seja ele do setor de comércio, serviços, indústria ou agronegócios. Este último ganhou atenção especial nesta edição, com um estande que permitirá às empresas apresentarem seus produtos, possibilitando a realização de negócios. “A Feira do Empreendedor é uma verdadeira vitrine das soluções que o Sebrae-SP e parceiros oferecem aos pequenos empresários que querem se tornar mais competitivos e aos futuros empreendedores que estão iniciando sua trilha por este mundo. São quatro dias intensos de atividades de orientação, capacitação e oportunidades de negócios”, destaca Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.
Para dar todo o suporte ao empreendedor durante o evento, o Sebrae-SP vai oferecer 78 pontos de atendimento. “Na Feira, o visitante poderá conversar individualmente com um consultor do Sebrae-SP, tirar suas dúvidas e receber a assessoria que precisar”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. “Além disso, ele poderá acompanhar palestras com especialistas em vários assuntos que ocorrerão em seis salas com capacidade para até 300 pessoas.” Nessas palestras serão abordados temas como gestão, mercado, inovação e tendências, entre outros, formando um vasto leque de opções para levar conteúdo de alto nível ao público.
Cerca de 350 expositores também estarão presentes na Feira abrangendo os segmentos de franquias, negócios online, máquinas e equipamentos e representação comercial.
A feira terá ainda um espaço de atendimento do Sebrae-SP dedicado à formalização do Microempreendedor Individual (MEI). No local, o MEI terá a oportunidade de regularizar seu negócio na hora, resultado da parceria do Sebrae-SP com a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, da Prefeitura de São Paulo.

Espaço Copa FIFA 2014 traz dicas para aquecer ou ampliar negócios

Sebrae-SP espera atender 500 pessoas/dia na Feira do Empreendedor, orientando sobre oportunidades em comércio, serviços e turismo.

O Sebrae-SP preparou para a Feira do Empreendedor, que vai de 22 a 25 de fevereiro, no Expo Center Norte, um espaço especial para quem pensa em aproveitar oportunidades que surgem com a Copa do Mundo FIFA 2014, principalmente em comércio, serviços e atividades ligadas ao turismo. No estande da Copa, consultores atenderão o público com a realização de palestras e consultorias, realizadas individualmente ou em grupo.
“Nosso objetivo é estimular não apenas o ganho momentâneo, potencializado durante os 30 dias dos jogos, mas melhorias de organização e de gestão, fundamentais para que as empresas conquistem competitividade e longevidade no mercado”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A ideia é levar informações e envolver os empresários no clima do mundial, que deve trazer para o Brasil perto de 600 mil turistas estrangeiros e 3 milhões de turistas brasileiros, vindos de várias regiões do País.
“Vamos reunir num mesmo espaço da feira, que espera perto de 60 mil visitantes, um conjunto de produtos e serviços do Sebrae-SP destinados a melhorar a competitividade das empresas e inseri-las nas oportunidades de negócios geradas pela realização do mundial de futebol. Palestras e consultorias terão foco nos segmentos que, daqui até a realização do jogos, terão maiores chances de vender mais ou de crescer”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti.
Serão apresentados aos empreendedores um mapa de oportunidades, que listou mais de 900 possibilidades de negócios com o torneio em vários setores; informações sobre como funciona o licenciamento de produtos ou de como trabalhar ideias de novas frentes de atividade em empreendimentos já em andamento.
Cassio dos Santos, consultor do Sebrae e coordenador da ação, cita como exemplo uma agência de viagens, que pode agregar serviços de turismo receptivo, ou um restaurante que, com a criação de novos pratos, cardápios e serviços destinados aos turistas e às seleções hospedadas em várias cidades, também estará testando caminhos que poderão depois ser adaptados e incorporados ao atendimento da clientela local.
Locais para atendimento online foram montados para que os visitantes conheçam e utilizem os serviços Matriz de Competitividade e Central de Oportunidades – canais criados no programa Sebrae 2014, com foco nos megaeventos, para auxiliar as pequenas empresas e empreendedores individuais a fazerem um diagnóstico do negócio e se tornarem mais competitivos, além de aproximar potenciais compradores e vendedores.
Será disponibilizado ainda para os visitantes o Guia de Orientação Local (GOL), elaborado pelo Comitê Paulista da Copa em parceria com o Sebrae. Voltado para os municípios paulistas, o material esclarece dúvidas de empresários, comerciantes, turistas e do público local, mostrando, por exemplo, como aproveitar o momento de maior visibilidade e a grande circulação de turistas, promovendo festas e eventos, sem infringir regras e direitos comerciais da FIFA e seus patrocinadores.
Olímpiadas 2016 – A feira contará ainda com um estande que dará orientações a empreendedores paulistas e de outros estados interessados em saber mais sobre chances de negócios geradas pelas Olímpiadas 2016. Em 2013, o Sebrae nacional firmou convênio de cooperação técnica com o Comitê Organizador Rio 2016™, entidade privada responsável pela contratação das fornecedoras de produtos e serviços para os jogos Olímpicos e Paralímpicos. A partir daí foi desenvolvido o Projeto Sebrae no Pódio.
Na feira, será apresentado o projeto, pelo qual empresas de todo País poderão integrar a rede de potenciais fornecedores de bens e serviços das Olimpíadas, destacando que 10% do orçamento total das compras será direcionado a pequenas empresas. Para participar, as empresas devem passar por processo de diagnóstico, palestras e capacitações, que permitirão a inclusão no cadastro de fornecedores dos jogos, num universo de mais de 550 itens de compra.

SERVIÇO
Feira do Empreendedor
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde, São Paulo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Data: de 22 a 25 de fevereiro
Sábado e domingo: 10h às 21h
Segunda e terça-feira: 13h às 21h
Entrada franca

Fonte: Sebrae-SP