Com um crescimento de 27% em 2021, de acordo com o estudo da Advance, o mercado de TI no Brasil está passando por um período de expansão que deve perdurar nos próximos anos. A grande oferta de vagas na área, relacionadas aos altos salários, tem atraído diversos brasileiros que anseiam por oportunidades profissionais melhores. No entanto, a falta de especialização e os altos custos para a formação em tecnologia podem ser um impeditivo para os que buscam a inserção no mercado de tecnologia.
Pensando nisso, o Porto Digital – maior parque tecnológico localizado em Pernambuco que atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades – criou o Onboard, um programa para formar capital humano na área de TI que aproxima os estudantes do mercado de trabalho. “Nossa estrutura se baseia em parcerias com instituições de ensino superior para o oferecimento de cursos de graduação tecnólogo, com alinhamento das matrizes curriculares e processo pedagógico as necessidades do setor de tecnologia, mais precisamente mirando as empresas que estão embarcadas no parque tecnológico”, explica Pierre Lucena, CEO do Porto Digital.
Ao longo de cinco semestres, os estudantes dos cursos de tecnologia das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do Porto Digital vivenciam experiências práticas do mercado de trabalho. “Acreditamos em uma educação focada no desenvolvimento de habilidades e competências, sendo mais importante a mobilização destes conhecimentos para a resolução de problemas”, ressalta Pierre Lucena.
Dentre as competências mais importantes a serem construídas por meio da educação estão criatividade, aprendizagem contínua, resolução de problemas e tomada de decisões em situações complexas. “A residência Onboard funciona tanto para alunos do Embarque Digital, quanto para estudantes escritos nos cursos regulares de TI e faculdades parceiras do parque”, finaliza o CEO.