O CMMI® Institute anunciou hoje que 1.920 organizações receberam avaliação de maturidade e capacidade, Capability Maturity Model Integration (CMMI), em 2015, representando um aumento global de 18% no número de avaliações concluídas. Impulsionado pelo compromisso entre líderes de empresas globais de avaliar pontos fortes e fracos de suas organizações, o CMMI continua a ter êxito em guiar as organizações como o padrão global para a melhoria do desempenho.
As avaliações do CMMI possibilitam que as empresas meçam suas capacidades em confronto com um sistema definido de melhores práticas e identifiquem os pontos críticos para se tornarem mais competitivas. Ao conduzir uma avaliação CMMI,líderes empresariais podem determinar o que sua empresa deve fazer para fortalecer suas capacidades e sistemas.
“Quando uma organização recebe uma classificação na avaliação do CMMI, os pares e parceiros de negócios reconhecem que ela alcançou o padrão ouro na construção de capacidades em suas operações e práticas organizacionais”, disse Kirk Botula, CEO do CMMI Institute. “Esta classificação os distingue de seus concorrentes. Muitas empresas observam a classificação de avaliação CMMI ao buscar fornecedores e parceiros. A classificação ajuda a identificar aqueles que se dedicam a entregar excelência.”
Metade dos executivos mundiais indicam a construção de capacidades como uma das três principais prioridades, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company. Adicionalmente, um estudo da Bersin by Deloitte de 2014 relata que mais de 70% das organizações citam lacunas nas capacidades como um de seus cinco maiores desafios. Dado o aumento da necessidade de oferecer serviços e produtos de alta qualidade e de entregar um desempenho consistente para competir no ambiente de negócios global, as organizações procuram as avaliações do CMMI Institute para ajudá-las a identificar e rentabilizar o seu potencial.
“Em nosso ambiente competitivo no setor de segurança canadense, um importante diferencial é a capacidade de fornecer produtos de qualidade e serviços que atendam aos requisitos e especificações de nossos clientes,” disse Mike Greenley, vice-presidente e gerente geral da CAE Canada Defence and Security. “Como o único contratante na área de segurança no Canadá, com um grupo chave acreditado pelo CMMI no nível de maturidade 5, nós temos a capacidade de atingir consistentemente resultados de excepcional qualidade e de melhorá-los continuamente.”
Exemplos do modo como as organizações estão usando o CMMI são destacadas abaixo:
A Honeywell espera que softwares tragam um crescimento significativo para a empresa no longo prazo. Alcançar o nível de maturidade 5 do CMMI em 100% é fundamental para atingir os objetivos de crescimento agressivo da empresa e para a execução da estratégia de excelência de software. No ano passado, a Honeywell atribuiu US$ 22 bilhões, de seus US$ 39 bilhões em vendas, a software ou produtos habilitados por software.
A Chemtech reduziu o retrabalho em cerca de 50% por meio de um programa de melhoria de processo de toda a empresa atingindo o nível de maturidade 3 do CMMI. Essa classificação levou à melhoria da qualidade de produtos e de entrega de projetos e resultou em custos mais baixos e aumento da satisfação do cliente.
A NASA está usando o CMMI como um modelo de melhoria de desempenho e de capacidade contra o qual mede as capacidades das empresas que contrata; o modelo foi um fator essencial para manter a qualidade e aumentar a produtividade.
Veja como mais organizações se beneficiam de suas avaliações CMMI acessando Quem usa o CMMI? no site do CMMI.
“Assistimos a um crescimento significativo no número de avaliações conduzidas desde 2011”, disse Botula. “Este é verdadeiramente um momento emocionante para empresas em todo o mundo que buscam melhoria contínua para obter vantagem competitiva sustentável no mercado.”
Para organizações que queiram trabalhar com organizações avaliadas pelo CMMI, uma visão completa das organizações avaliadas pelo CMMI está disponível no site de resultados de avaliações publicadas, Published Appraisal Results Site (PARS).