Cinco dicas poderosas para ser um profissional influenciador em qualquer área

Compartilhar

view.aspx

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ser um profissional diferenciado é fundamental para conquistar novas oportunidades e se destacar. Neste contexto, um termo muito usado nas redes sociais tem ganhado espaço no ambiente corporativo: o influenciador.

Na internet, é chamado de influenciador aquele que é formador de opinião e que consegue atrair para as marcas, novos consumidores a partir de um simples comentário sobre um produto ou serviço. Em sua grande maioria, os influenciadores da web são blogueiros ou celebridades que usam massivamente as redes sociais. Já off line, o termo influenciador é usado para designar profissionais que conseguem unir habilidades comportamentais, sociais e técnicas para se destacar e motivar os colegas de trabalho.

Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, explica que qualquer profissional pode ser influenciador entre seus pares, mas normalmente aqueles que têm esta característica se destacam dos demais e têm muito mais chances de assumir cargos de liderança. Ele explica: “Profissionais influenciadores possuem a grande capacidade de motivar suas equipes e, desta forma, levar seus liderados a desenvolverem melhor suas tarefas com envolvimento e comprometimento”.

Para quem busca progredir na carreira e se destacar no mercado de trabalho, Renato Mendes aponta cinco dicas poderosas para ser um profissional influenciador:

1. Conhecimento baseado em fatos e estudos: Bons influenciadores justificam o que falam e por isso têm crédito para serem ouvidos. É fundamental dominar sua área de atuação com propriedade e convicção. Vivemos em um mundo onde o acesso às informações permite que qualquer fato seja verificado em poucos segundos. Mais do que nunca, é fundamental falar com conhecimento da causa. Só assim é possível ter credibilidade para influenciar.

2. Comprometimento: Seja para influenciar entre seus pares ou sua equipe, é preciso demonstrar um comprometimento que vai além dos demais. Ao primeiro sinal de falta de compromisso, pares deixam de ter aquele profissional como referência e liderados se dispersam. Eles pensam que o influenciador já não está se dedicando e tendem a abandonar o barco. Para ser influenciador é preciso mostrar que não há obstáculos que abalem o comprometimento com a importância de suas tarefas e objetivos.

3. Tenacidade: A tendência da grande maioria é desistir quando as coisas se tornam mais difíceis. O influenciador não se abala com as dificuldades encontradas no caminho, ele sabe que para alcançar seus objetivos é preciso persistência e tenacidade e sua motivação é tão forte que influencia quem o cerca a segui-lo.

4. Conexões: Um bom influenciador mantém uma grande e poderosa rede de conexões que permitem que suas ideias se espalhem rapidamente para muitas outras pessoas.

5. Sabedoria: Para influenciar é preciso ouvir seus pares e liderados e ter empatia para se colocar no lugar do outro, compreender como ele enxerga situação. O influenciador tem a sabedoria de unir o que ouve e o que percebe do ambiente de trabalho e, a partir destas informações, usar seu conhecimento, comprometimento, tenacidade e conexões para motivar e, claro, influenciar.

Sobre Renato Mendes:

Renato Mendes é consultor de carreiras da Job1. Graduado em psicologia e administração de empresas, pós-graduado em Liderança e Gestão de pessoas pela FGV, tem ampla experiência nas áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Headhunting, Executive Coaching, Projetos Especiais e Terceirização de pessoal, Recrutamento e Seleção de Pessoal.