Os empreendedores que desejam tirar suas ideias do papel terão uma grande chance de transformar o sonho em realidade. Estão abertas as inscrições para o The Next Startup, uma iniciativa de apoio a novos negócios que começou em Portugal em 2010 e se consolidou como um forte incentivo aos empreendedores de todos os níveis. Universia, a maior rede ibero-americana de cooperação acadêmica, será co-realizadora.
“The Next Startup visa impactar todas as pessoas que têm uma ideia inovadora e criativa e queiram transformá-la em algo palpável”, explica Miguel Queimado, Diretor da DreamShaper, startup idealizadora do projeto em Portugal e presente no Brasil desde 2014. Por isso, o objetivo não é que apenas empreendedores natos se inscrevam. “Queremos atingir o empreendedor que já tem uma startup ou microempresa, mas também todas as outras pessoas que têm alguma ideia e que queiram fazer dela algo rentável, ainda que lhes falte a experiência no assunto”, afirma o Diretor.
The Next Startup terá duas etapas (ambas online): geração do plano de negócios realizada na plataforma da DreamShaper com orientações em cada tela para o usuário; e, para todos os projetos que completarem a ferramenta, feedback por júri especializado, mentoria e exposição às principais organizações do ecossistema empreendedor.
Podem se inscrever os brasileiros acima de 18 anos, até o dia 30 de setembro. A etapa inicial (plataforma DreamShaper) termina em 30 de novembro e a etapa final (feedback, mentoria e exposição) em 16 de dezembro. Os projetos serão analisados de acordo com cinco critérios – viabilidade econômico-financeira, utilidade pública, inovação, motivação e equipe – dentro de cinco categorias – indústria, comércio e serviços, web e mobile, alta tecnologia e empreendedorismo social.
O valor da inscrição é de R$ 99,00. Todos os inscritos receberão o plano de negócios criado pela plataforma (em arquivo exportável formato PDF).
A co-realização do The Next Startup será feita por Universia, que possui uma rede de relacionamento de mais de 400 grupos educacionais no Brasil. “Divulgaremos o projeto entre os nossos parceiros a fim de incentivar o sonho do empreendedorismo. Essa é uma oportunidade para os jovens universitários terem acesso a uma plataforma que auxiliará na profissionalização e consolidação de seus negócios”, afirma Luis Cabañas, Diretor Geral da Universia.
A Dreamshaper, que chegou ao Brasil por meio da Fundação Lemann e hoje tem parceria com a Subsecretaria de Empreendedorismo do Governo do Estado de São Paulo, também contribui com a educação empreendedora e é utilizada por instituições de ensino que trabalham a temática. Todo o conteúdo oferecido e apresentado foi desenvolvido com o apoio de professores de Harvard e Stanford.
Veja as etapas do processo:
18/08 a 30/09 – Inscrições
30/09 a 30/11 – Criação plano de negócios – plataforma DreamShaper
31/11 a 09/12 – Feedback por júri especializado e mentoria
09/12 a 16/12 – Exposição às principais organizações do ecossistema empreendedor (aceleradoras, investidores, co-workings).
Para acessar as perguntas frequentes e termos de uso, acesse aqui. http://thenextstartup.com.br/