A Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina e especialista em Identificação Digital, lança ao mercado o serviço de assinatura eletrônica, modalidade que viabiliza a formalização de transações no meio digital, sem caneta e papel, mas com validade legal.
“Somos especialista em identificação digital e, por isso, ampliamos o nosso portfólio de serviços ofertando mais essa possibilidade aos nossos clientes e futuros clientes”, explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.
A assinatura eletrônica é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios. Segundo Maria Teresa, ela é indicada para formalizar transações com baixo risco financeiro e de curto prazo.
O novo serviço está disponível em duas modalidades: por meio do portal de assinaturas, onde o cliente pode submeter o arquivo e realizar a transação, ou via API (Application Programming Interface), indicado para empresas que desejam integrar a tecnologia em seus sistemas.
Benefícios
A assinatura eletrônica permite migrar processos realizados no meio físico para o digital, como o de assinatura de recibos de entrega, aceite de propostas, contratos de serviços e financiamentos, entre outros.
“Todo documento que implique o consentimento e que formalize uma situação a qual já tenha sido registrada por sistema, telefone, SMS, e-mail, ou qualquer outro meio eletrônico, pode ser assinado eletronicamente. Como consequência, há redução de custos e melhora a eficiência operacional, pois não é preciso imprimir vias e mais vias de papel, transportar documentos, ter espaço para o armazenamento físico, entre outros”.