A CCP (Cyrela Commercial Properties), uma das empresas líderes do Brasil no segmento de imóveis comerciais, vai lançar em novembro o “ON Stores”, e-commerce projetado especialmente para os lojistas dos seis complexos de compras e lazer administrados pela companhia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Primeiro marketplace do gênero na indústria brasileira de shoppings, o “ON Stores” permitirá a varejistas, de diferentes segmentos, usar um canal exclusivo de vendas online, com relevante tráfego, estrutura simplificada e um diferencial de operação: todos os itens adquiridos pela internet deverão ser retirados pelo cliente na respectiva loja física.
Segundo o diretor-presidente da CCP, Pedro Daltro, o objetivo é ampliar conveniência aos clientes e gerar mais oportunidades aos lojistas. Daltro estima que o “ON Stores” opere inicialmente com uma base de 50% do total de locatários dos shoppings da CCP. “Pela funcionalidade, benefícios e potencial, o ON Stores deve gerar aumento inicial de 5% sobre as vendas totais “, calcula.
Operando no conceito omnichannel, o e-commerce da CCP poderá ser acessado em desktops ou dispositivos móveis. Terá como vantagem competitiva estar integrado a uma tecnologia derivada do ON, projeto lançado em janeiro para atuar nos shoppings da rede como concierge digital. Em oito meses, a plataforma superou três milhões de visualizações e meio milhão de usuários ativos.
Se para os clientes a proposta é ampliar conveniência, para os lojistas o foco é oferecer vantagens como vendas adicionais devido à retirada dos produtos nas lojas físicas; baixo investimento; custo de operação inferior à média de outros marketplaces; maior relevância na internet; e novo canal de venda para divulgação e diversificação de público e portfólio.
Todos os shoppings da rede (Grand Plaza Shopping, Shopping Cerrado, Shopping Cidade São Paulo, Shopping D, Shopping Metropolitano Barra e Tietê Plaza Shopping) terão a própria loja virtual, integrada ao ON e customizada conforme mix de lojas e de produtos.
O modelo da CCP não existe no Brasil. Nos Estados Unidos, onde o e-commerce está mais avançado, marketplaces similares atraem clientes, mas os redirecionam às lojas virtuais dos varejistas. “No ON Stores, o usuário permanece no mesmo ambiente digital até finalizar a compra, sendo que o lojista, no painel de controle online, acompanha toda a movimentação, incluindo vendas, pagamentos, estoque e outras informações gerenciais”, explica Daltro.