Casio traz a São Paulo mostra imersiva sobre a primeira calculadora eletrônica

Compartilhar

Em comemoração aos 60 anos, a Casio inaugura uma exposição imersiva no Museu Histórico da Imigração Japonesa, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Durante todo o mês de julho, a mostra propõe uma verdadeira viagem no tempo, revelando como as calculadoras da Casio acompanharam a evolução da tecnologia e da sociedade, tornando-se aliadas em diferentes contextos de ensino, trabalho e cotidiano ao longo das décadas.

Imersão histórica e tecnológica

A exposição apresenta uma linha do tempo visual com imagens e marcos históricos de modelos icônicos da Casio, começando pela calculadora 001. Considerada um divisor de águas na história do cálculo eletrônico, ela foi o ponto de partida para inovações que viriam, como:

  • 1972: a fx-1, primeira calculadora científica com funções trigonométricas e logarítmicas;
  • 1972: a Casio Mini, que popularizou o uso doméstico de calculadoras;
  • 1983: a SL-800, famosa por seu tamanho equivalente ao de um cartão de crédito;
  • 19865: a fx-7000G, pioneira em gráficos integrados para o ensino;
  • 2010: fx-CG10/20, que trouxe cores e visualização dinâmica para os gráficos.

Além de modelos históricos, a exposição contará ainda com estações interativas, vídeos, painéis educacionais, com curiosidades e depoimentos, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva sobre seis décadas de transformação tecnológica.

Modelos atuais como a série ClassWiz (incluindo a fx-991LA CW) e a nova calculadora gráfica fx-CG100, também estarão em exibição, demonstrando o compromisso da marca com a educação. “Essa exposição é também uma forma de mostrar como a tecnologia Casio continua relevante ao longo do tempo”, afirma Artur Kaedei, Gerente de Vendas CASIO Brasil. “Dos modelos científicos mais atuais, como a linha ClassWiz, à nova calculadora gráfica fx-CG100, seguimos comprometidos em apoiar a Educação. Não vendemos apenas um produto — entregamos suporte, formação e transformação real.”

Lançamento global de edição comemorativa

Em homenagem aos 60 anos da 001, a Casio apresenta no Brasil uma linha exclusiva e limitada de calculadoras, cada um carrega um significado, um desejo e um pedaço da cultura japonesa:

Modelos do lançamento global de edição comemorativa MS-20UC-J

  • Vermelho Asanoha traz o padrão das folhas de cânhamo, símbolo de crescimento e saúde. Um desejo de que as novas gerações cresçam fortes e protegidas.
  • O Azul Seigaiha representa as ondas calmas do mar, traduzindo a ideia de eternidade e a esperança de dias tranquilos e contínuos.
  • O Branco Takekago inspirado nos cestos de bambu, simboliza os laços e conexões humanas. Uma lembrança de que estamos todos entrelaçados por histórias, afetos e propósitos.

Premiada com o iF DESIGN AWARD 2018, a linha une estilo e tradição a uma experiência ergonômica e funcional. Os modelos estarão expostos ao longo de todo o período da mostra.

Referência global em soluções eletrônicas para educação e consumo

Presente em 116 países e com mais de 1,8 bilhão de unidades vendidas, a Casio mantém sua posição como referência global em soluções eletrônicas para educação e consumo. No Brasil, a empresa promove formações para professores, oferece licenças gratuitas de simuladores de calculadoras e atua com projetos pedagógicos em diversas regiões do país, contribuindo para a democratização do acesso a ferramentas que favorecem o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a aprendizagem ativa. “Nosso compromisso é contribuir com a construção de uma educação mais humana e conectada às realidades do século XXI”, reforça Jalman Lima, coordenador da divisão educativa da CASIO e responsável por liderar as iniciativas educacionais da marca no país.

No campo ambiental, a Casio substituiu 81% das embalagens de plástico por papel, o que representa uma redução anual estimada de 353 toneladas de resíduos plásticos em todo o mundo.

Exposição 60 Anos da Calculadora CASIO 001

Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Endereço: R. São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo

Valores: R$20 Adulto (R$10 Estudante)

Período: 2 a 31 de julho de 2025

Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h (Bilheteria fecha às 16h)