CASE 2023: Como foram os dois dias do maior evento de empreendedorismo do país

Compartilhar

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) encerrou na última quinta-feira (23) a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE SP. A maior edição do CASE reuniu autoridades governamentais, executivos e investidores por dois dias, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Abaixo, confira os principais destaques:
 

Agenda do Startup20

No primeiro dia de evento, um dos destaques foi o lançamento da agenda do Startup20, grupo oficial de engajamento de Startups no G20 – que reúne as 20 maiores economias do mundo. No próximo mês, o Brasil assumirá a presidência do G20 até novembro de 2024, bem como o comando da cúpula de startups. Neste período, o Startup20 vai realizar três encontros presenciais, sob comando da Abstartups, em cidades brasileiras nos estados do Amapá, Rio de Janeiro e, por fim, em São Paulo.
 

De acordo com a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, esta é uma oportunidade de colocar o país em evidência na rota de negócios, tanto para investidores quanto para o poder público. “A meu ver, somos os melhores empreendedores do mundo. Mesmo com um cenário quase nunca favorável, empreendedores brasileiros conseguem pôr em prática ideias geniais e negócios inovadores”, diz.

Mapeamento do Ecossistema 2023

No segundo e último dia do CASE, a Abstartups divulgou o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2023. O estudo é realizado anualmente pela Associação e na edição deste ano trouxe um novo indicador: Relacionamento das startups com o Poder Público. O estudo mostrou que 97% das startups não prestam serviços para órgãos públicos, apesar de 76,3% possuírem interesse em prestar tais serviços. Já o excesso de burocracia no processo foi apontado como o principal gargalo para a concretização de parcerias.

Outros dados relevantes incluíram o perfil das startups e números sobre diversidade no ecossistema, como presença de mulheres mães entre os colaboradores, número de fundadores pretos e pardos e a demografia deste perfil de negócio. “Com esses dados, conseguimos abastecer não só os empreendedores, como todo o mercado sobre pontos essenciais como diversidade regional, pessoas e uma orientação para os investimentos no ecossistema de startups. Trata-se de um indicativo importante que orienta todo esse universo de inovação quanto aos próximos passos das startups e o que precisa ser melhorado nos diversos segmentos”, diz Sabrina Barbosa, diretora de Operações da Abstartups. A íntegra do Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2023 pode ser acessada neste link.

Parcerias

Durante o CASE, a associação anunciou um acordo inédito com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). A parceria permitirá que o CESAR ceda um espaço físico, nas instalações no Porto Digital, em Recife, destinado à Abstartups e seus associados, que poderão utilizar o local como uma base da associação no Nordeste. Ou seja, como uma embaixada na região. A parceria entre as instituições também vai permitir a realização de eventos (presenciais, híbridos e remotos) promovidos conjuntamente nos diversos ecossistemas de empreendedorismo do Nordeste, visando apoiar as comunidades e startups locais.
 

Mariane Takahashi, CEO da Abstartups, ressalta que este acordo vai ao encontro do foco da associação, que tem sido se aproximar dos principais polos de inovação do país. “Com o CESAR, conseguiremos estreitar o relacionamento com a região Nordeste e promover ainda mais conexão com os empreendedores locais”, diz.

Conexão e investimento

A Zoho, multinacional indiana de tecnologia e uma das patrocinadoras do CASE, por meio de seu programa Zoho For Startups, atingiu a marca de 1 milhão investidos em 100 startups durante a programação do CASE SP. O objetivo é ajudar startups de diferentes maturidades e verticais de negócio a se desenvolverem por meio de um crédito de US$2 mil (cerca de R$ 10 mil) para o uso de ferramentas e aplicativos da Zoho durante um ano.

Premiação Startup Awards

Como ato de encerramento do CASE SP, a Abstartups anunciou os vencedores do Startup Awards, premiação que reconhece os principais nomes do ecossistema de inovação no Brasil. A edição deste ano registrou recorde histórico de votações, foram 67 mil votos populares, e contou com o apoio da The Perfect Link, empresa especializada em auditorias, perícias e prevenção de fraudes.
 

Ainda de acordo com Mariane Takahashi, a premiação celebra os destaques e também traz luz às diversas iniciativas que estão em andamento no ecossistema de inovação brasileiro. “O CASE é a grande festa de encerramento de ano do ecossistema de startups. O Startup Awards deixa esse momento ainda mais especial, premiando os diversos atores e iniciativas que fizeram a diferença durante o ano”, finaliza.