O pioneirismo e as soluções em sustentabilidade e energia limpa representam um dos grandes diferenciais da BYD no Brasil e nos principais mercados onde a empresa atua. O mais recente exemplo desse compromisso é o início da produção de um novo módulo fotovoltaico para o mercado brasileiro a partir de dezembro. O modelo possui elevada tecnologia e maior avanço em relação aos já comercializados no mercado nacional.
A BYD já estuda e desenvolve produtos com células com tecnologia N Type HJT e agora está desenvolvendo também um novo módulo com tecnologia N Type TOPCON. O novo módulo lançado tem novas e importantes características, que fazem com que o produto seja mais eficiente e durável, levando-se em consideração que gera mais energia em uma mesma área. O lançamento vem complementar a linha atual de módulos BYD, disponíveis no mercado brasileiro.
O novo módulo traz potência de 575 W, com uma eficiência de até 22,2%. Foi desenvolvido com células do tipo N-type TopCon de até 24,2% de eficiência. Dispõe de coeficiente de temperatura otimizado de -0,32%/°C (P-type 0,39%/ °C) e as mesmas dimensões de um módulo de 540W, além de melhor bifacialidade (2%). Além disso, apresenta menor degradação anual (1% no primeiro ano e 0,4% nos demais da vida útil comparado com os módulos atuais).
“Seremos a primeira empresa nacional a produzir esse tipo de modelo no Brasil. Isso mostra o grande pioneirismo da BYD Energy, uma empresa que está sempre trazendo tecnologia de ponta para o país”, destaca Marcelo Taborda, diretor de Vendas da BYD Energy do Brasil.
A produção desse novo módulo N Type TOPCON de 575W ocorrerá na fábrica de Campinas (SP), reinaugurada em abril deste ano com equipamentos de última geração. A linha de produção e processos foram totalmente renovados, adotando a mais alta tecnologia disponível no Brasil e exterior como, por exemplo, Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.
A nova linha de produção permitiu também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas atualmente disponíveis no mercado, tornando possível grande ganho de produtividade e eficiência. Assim, agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass.
Outro fato de destaque é que a expansão e a transformação dos processos produtivos permitiram que a empresa triplicasse sua capacidade para atingir 0,5 Gigawatt, o suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes. Hoje, a BYD possui todo o equipamento necessário para aferir e atestar os módulos fotovoltaicos desenvolvidos no mercado brasileiro. Desta forma, ganha-se muito em agilidade, tempo, prazo, custo e qualidade.
“Nossa empresa é uma gigante global em novas energias e eletromobilidade. Sonhamos com um ecossistema de emissão zero para todo o mundo e ficamos felizes em contribuir, mais uma vez, em nosso mercado, com o início da produção de um novo módulo fotovoltaico inédito e de alta tecnologia”, comenta Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
A BYD Energy do Brasil é uma empresa jovem e dinâmica, que iniciou as atividades de produção de módulos fotovoltaicos no país em fevereiro de 2017. De lá para cá, apesar do curto espaço de tempo, a empresa se fortaleceu e mantém a liderança no país, não só em volume produzido, mas também em desenvolvimento de tecnologia de ponta.
“Atualmente, a BYD é considerada um dos principais grupos focados em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis da América Latina e que mais investem em novos processos e equipamentos no mercado brasileiro. O novo módulo N Type TOPCON de 575W foi desenvolvido no Brasil, por engenheiros brasileiros, especificamente para o nosso mercado”, finaliza Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy do Brasil.