Business Process Outsourcing – Para que terceirizar?

Compartilhar

Por André Santini Filho*

11117372_1087182804642115_2058757994_nBusiness Process Outsourcing (BPO) é o termo em inglês para terceirização de serviços ou um processo especifico para outra empresa especializada, buscando menores custos e maior disponibilidade.

O objeto a ser terceirizado pode tem vários enfoques, desde a matéria prima para produção de algum produto até mesmo todo o setor inteiro de uma empresa. Este processo é comumente usado nos setor de tecnologia da informação, por trazer maior know how, além de um barateamento dos custos com recursos humanos, infraestrutura física e outros processos.

A pergunta inicial deste texto é: para que? Para que terceirizar o setor de TI de uma empresa, se este já está formado e em funcionamento? Segundo Sidnei Bergaschi (apud KLEPPER;JONES,1998; LACITY; HIRSCHHEIM, 1993)¹ “fornecedores de TI podem operar com fator escala, já que possuem inúmeros outros clientes, que permitem a elas por exemplo comprar equipamentos e tecnologias mais eficientes por um menor custo, pois seu poder de negociação com fornecedores é maior do que clientes isolados, além de compartilhar o quadro de especialistas entre os diversos clientes”. “É importante lembrar que fornecedores possuem especialidades e seu foco nas atividades de TI é bem maiores, o que dentro de um BPO, faria uma diferença no durante o processo de implantação, start e a operação”. Um processo de BPO tem como principal objetivo, “organizar a casa” de forma rápida, mais barata e com SLA´s (service level agreement ou acordo de nível de serviço) pré-definidos, e por consequência liberando a equipe de TI da contratante a buscar novos valores para a organização e reduzir o número de turnover.

Segundo a IBM Research(2), empresas que possuem terceirização de seu setor de TI, possuem maior desempenho nas métricas de negócios, e apesar dos desafios iniciais da implantação e operação, a pesquisa mostrou que a redução de custos é quase imediata, enxugando orçamento e abrindo oportunidades para novos investimentos.
A opção de BPO é valida desde pequenas empresas a grandes multinacionais e é fundamental que a estratégia de negócio permita este processo. Para tanto, é importante a escolha de empresas que estejam alinhadas com o foco da contratante, e tenham experiência no processo. Dessa forma, o sucesso do BPO é garantido.

1. BERGAMASCHI, Sidnei. Modelo de gestão da terceirização de tecnologia da informação: um estudo exploratório – São Paulo, 2004.

2. IBM BRASIL – O Impacto da terceirização nos negócios: uma analise baseada em fatos. Ftp://public.dhe.ibm.com/la/documents/gts/commons/services/itservices/O-impacto-da-terceirizacao-nos-negocios.pdf.

*André Santini Filho é Key Account Manager na Qualityware Informática