A pandemia tem movimentado diversas camadas da sociedade, principalmente as relacionadas ao mercado de trabalho. Reflexo desse movimento e somado às medidas de quarentena adotadas em todo país, profissionais têm procurado mais por vagas de emprego com o termo “Home Office”. Segundo a Catho , o volume de visitas na plataforma através do interesse por vagas home office cresceu 179% entre fevereiro e março de 2020.
Após o aumento exponencial observado em março, os meses subsequentes estabilizaram a onda de crescimento. Ainda segundo o levantamento, entre março e abril esse aumento foi para 190%, enquanto entre abril e maio esse número totalizou cerca de 190,5%.
No entanto, se observado o crescimento de antes e durante a pandemia – comparativo entre os meses de abril e maio x janeiro e fevereiro, esse percentual representa um crescimento de 198% em buscas atreladas a “Home Office” .
Para Regina Botter, diretora de Operações B2B e B2C da Catho, a movimentação do mercado é clara. Diante do cenário, uma das principais alternativas para empresas e profissionais em busca de emprego ou recolocação profissional é o trabalho remoto, o que respalda o crescimento de buscas por parte dos candidatos.
Atualmente, a Catho possui milhares de vagas publicadas para trabalho remoto . Dentre as oportunidades se destacam cargos como designer gráfico, operador de telemarketing, recrutador, desenvolvedor e analista de marketing.