BRQ abre 40 vagas de capacitação gratuita exclusivamente para pessoas pretas

Compartilhar

BRQ Digital Solutions, empresa líder de mercado em transformação digital, está com inscrições abertas para uma nova turma de seu Programa de Formação Entry Point. São 40 vagas de capacitação em Java exclusivas para pessoas pretas que estejam cursando ou sejam formadas em cursos relacionados à tecnologia.

O programa, 100% online e gratuito, oferece 80 horas de trilha de aprendizagem com capacitação técnica, mentoria, desenvolvimento das competências comportamentais e feedback contínuo. Os melhores alunos serão contratados pela própria BRQ ao final do projeto, já no modelo Anywhere Office (escritório em qualquer lugar).

Segundo levantamento do Potências Negras Tec feito no final de 2021 com 2.693 pessoas pretas, 59% delas não trabalham na área de tecnologia, mas têm interesse em atuar nela. Esses números reforçam a importância do compromisso da BRQ em combater a desigualdade racial no mercado de trabalho.

“Nos preocupamos em investir na formação de talentos valorizando a diversidade étnico racial do nosso país. Sabemos o quanto o mercado precisa de capacitação – segundo a Brasscom haverá uma demanda de 800 mil profissionais em tecnologia até 2025 – por isso abrimos turmas de formação tech exclusivas para minorias com intuito de contribuir para a igualdade de oportunidades em um dos mercados que mais crescem no mundo”, explica o CEO e fundador da empresa, Benjamin Quadros.

Essa é a terceira turma do programa de formação que valoriza a inclusão social. Ano passado a empresa formou uma turma de 40 mulheres em Java e em 2022, iniciou o piloto do “Dev Mangaratiba”. Com previsão de término em junho, está formando 10 jovens de baixa renda residentes na cidade fluminense. Eles receberam bolsas de estudo e contam com ajuda de custo. Ao todo, desde o início de 2021, o Entry Point capacitou 380 pessoas.

“Em 2022, nosso objetivo é abrir 20 turmas de formação em diversas linguagens e ferramentas tech, como Salesforce, Angular, Java, Big Data e outras. Esperamos capacitar 1000 pessoas para o mercado de trabalho e assim colaborar para a diminuição do déficit de profissionais em tecnologia. E pelo menos 500 delas serão contratadas pela própria BRQ”, comenta Carolina Piombo, CPO da BRQ Digital Solutions.

Para participar do processo seletivo é preciso estar cursando ou ter se formado em cursos relacionados à tecnologia, ter bons conhecimentos em lógica de programação e disponibilidade para participar das aulas remotas. Os candidatos passam por um processo de seleção às cegas com a startup Jobecam e os 40 selecionados iniciarão a formação no dia 02/05. As inscrições acontecem até dia 26/04.