BRF abre inscrições para a 6ª edição do Programa de Desafios e convida startups a cocriar o futuro de agro e alimentação

Compartilhar

Inscrições ficam abertas até 15 de agosto. Programa tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para desafios da companhia
 

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anuncia a abertura das inscrições para a 6ª edição do seu Programa de Desafios, iniciativa de inovação aberta promovida pelo Hub BRF. Com inscrições abertas até 15 de agosto, o programa busca soluções inovadoras desenvolvidas por startups, scale-ups, pesquisadores e universidades que possam responder a desafios estratégicos da companhia em quatro verticais prioritárias onde se busca protagonismo em inovação: grãos, agro, indústria e futuro de alimentos. 

Entre os temas do Programa estão: Otimização e compra direta de grãos, Automatização de Processos Agropecuários, Controle e Monitoramento de Processos para Indústria de Proteínas Animais; Sistemas de detecção rápida de microrganismos, e Novos Ingredientes para o Futuro da Alimentação. 

“Vivemos um momento em que inovar não é mais uma escolha — é uma necessidade estratégica. Estar conectado com o ecossistema de inovação nos permite enxergar além das fronteiras do nosso negócio, identificar soluções que já estão sendo testadas e validadas em outros contextos, e adaptá-las com agilidade à nossa realidade. Ao longo dos cinco anos do programa, recebemos mais de 1.300 inscrições de soluções desenvolvidas por startups. Destas, 31 evoluíram para provas de conceito (POCs), e 13 projetos avançaram além da fase de validação, consolidando-se como iniciativas estratégicas.”, explica Aysu Bilgin, diretora Global de Estratégia, Insights e Novos Negócios, da BRF. 

Após o recebimento das inscrições, é realizada uma seleção dos participantes que seguirão para os pitch days e bootcamps, etapas de avaliação do potencial de cada solução e aderência aos desafios propostos. As soluções selecionadas passam por um processo de imersão com especialistas da BRF, onde são testadas em ambiente real. Ao final, os projetos com maior aderência e impacto podem ser contratados e escalados dentro da companhia. 

Inovação na prática 

Nos últimos anos, o Programa de Desafio tem promovido diversas tecnologias e inovações adaptadas às necessidades de diferentes áreas. Na frente de Grãos, a startup Wiagro trouxe uma solução para monitoramento em tempo real da presença de pragas nos silos de grãos, utilizando sensores conectados via satélite e integrados a uma plataforma digital. A tecnologia também incorpora blockchain, garantindo a rastreabilidade, transparência e segurança das informações ao longo da cadeia de valor. Os principais impactos incluem redução de perdas por deterioração, maior controle de qualidade, agilidade na tomada de decisão baseada em dados e validação da tecnologia em diferentes unidades com resultados positivos comprovados. Nas operações, por exemplo, uma parceria com a startup espanhola resultou no desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que trouxe ganhos significativos ao processo produtivo, ao permitir maior precisão na mensuração, coleta e análise dos dados, tomando melhores decisões focado em eficiência produtiva. 

“Mais do que acompanhar tendências, precisamos fazer parte delas — cocriando, testando, aprendendo e evoluindo continuamente. A inovação acontece na troca, na escuta ativa e na coragem de experimentar. E é nesse movimento que fortalecemos a companhia, capturando oportunidades que podem nos diferenciar e acelerar nossa jornada.”, comenta a executiva. 

Para mais detalhes e para fazer a inscrição, basta acessar: Link