Breitling lança releitura do Navitimer Cosmonaute, primeiro relógio de pulso suíço no espaço

Compartilhar

Para comemorar os 100 anos do nascimento do pioneiro americano dos voos espaciais, a Breitling apresenta a edição limitada de 50 peças do Navitimer Cosmonaute, o primeiro relógio de pulso suíço no espaço.

Em 24 de maio de 1962, Scott Carpenter orbitou a Terra três vezes como parte da missão Mercury-Atlas 7 da NASA – tornando-se o segundo americano a fazê-lo. Em seu pulso: um Navitimer único, feito sob medida pela Breitling para uso no espaço.

Seu cronógrafo e régua de design apresentam uma ferramenta indispensável na cabine. Mas o espaço é algo diferente. Antes de sua missão, Carpenter escreveu à Breitling solicitando um Navitimer personalizado com algumas modificações especiais : um bisel mais largo para uso com luvas, uma pulseira de metal elástico para caber sobre seu trajeto espacial e, o mais famoso, um agendador de 24 horas. Em órbita, onde o sol nasce e se coloca a cada 90 minutos, esse agendador de 24 horas o manteria em contato com o tempo.

Foi um desafio que Willy Breitling, terceira geração de fundadores da marca, não pode recusar. O resultado foi o Navitimer Cosmonaute. Entregue alguns dias antes do lançamento da missão, tornou-se o primeiro relógio de pulso suíço no espaço.

Agora, seis décadas depois , a Breitling homenageia essa jornada que marcou uma era – e o homem por trás dela – com um tributo em platina a um dos grandes nomes da exploração espacial.

O novo Navitimer B02 Cronógrafo 41 Cosmonauta Scott Carpenter Centenary comemora o 100º aniversário póstumo do astronauta, em 1º de maio de 1925. O mostrador azul-escuro evoca a cor da Terra vista do espaço – vívida, saturada e inesquecível – enquanto a régua de desenho branca e nítida evoca a cobertura de nuvens em espiral. Esse mesmo azul se reflete na pulseira de couro de crocodilo combinando, presa por uma fivela de báscula em ouro branco. Limitada a apenas 50 peças , esta edição é uma homenagem definitiva a Carpenter e sua missão histórica Mercury-Atlas 7.

“A Breitling participou de alguns dos momentos mais importantes da relojoaria, mas enviar o primeiro relógio de pulso verificado ao espaço é uma das nossas maiores conquistas” , disse Georges Kern, CEO da Breitling. “Willy Breitling não hesitou quando Scott Carpenter pediu um relógio feito para o espaço; ele fez acontecer. Esse espírito – inovar, correr riscos, desafiar limites – é como operamos até hoje.”

O COSMONAUTA CENTENÁRIO

O Navitimer B02 Chronograph 41 Cosmonaute Scott Carpenter Centenary é movido pelo Calibre de Manufatura Breitling B02, um cronógrafo manual com display de 24 horas. O movimento de corda manual não é apenas uma homenagem ao original – ele também funciona onde os automáticos podem falhar. Não é essencial para a maioria, mas é reconfortante se a próxima viagem envolver gravidade zero.

O movimento certificado pelo COSC oferece aproximadamente 70 horas de reserva de marcha e é visível através do fundo da caixa em cristal de safira. Gravações exclusivas na ponte homenageiam Carpenter com as inscrições “Carpenter”, sua cápsula “Aurora 7”, “3 órbitas ao redor da Terra” e o nome do primeiro grupo de astronautas da NASA, “Mercury 7″. Gravações adicionais no fundo da caixa indicam ” Primeiro relógio de pulso suíço no espaço “, “Um dos 50” e “Centenário Scott Carpenter 1925-2025”.

Às 12 horas, o mostrador ostenta o logotipo alado da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA) – destacando o papel histórico do Navitimer como o relógio oficial do maior clube de pilotos do mundo desde seu desenvolvimento em 1952. O relógio apresenta três submostradores para segundos, minutos do cronógrafo e horas, além de uma janela discreta de dados às 6 horas. Os botões no formato do cogumelo garantem uma segurança suave, enquanto o ponteiro vermelho brilhante dos segundos do cronógrafo otimiza a legibilidade ao medir o tempo decorrido.

O relógio é apresentado em uma caixa de madeira protegida, com a inscrição interna “Primeiro relógio de pulso registrado no espaço. 24 de maio de 1962”. Acompanhando o mostrador, há uma réplica do emblema do Mercury 7, presente no traje espacial de Carpenter.

FEITO SOB MEDIDA PARA CARPENTER

O Cosmonaute original foi danificado ao aterrissar. Após percorrer 460 km (250 milhas náuticas) de sua rota no Atlântico, Carpenter passou três horas em um bote salva-vidas aguardando resgate. Durante esse tempo, a água salgada corroeu o mostrador.

Willy Breitling substituiu o relógio, e o original perguntou nos arquivos da marca – intocado e sem ser visto – até 2022, quando fez sua primeira reserva pública no 60º aniversário da missão de Carpenter. Posteriormente, foi exibido no museu pop-up Breitling Then & Now , em Zurique, como parte do 140º aniversário da marca. Apropriadamente, a corrosão no mostrador apareceu na aparência de uma superfície planetária distante.

Para comemorar a nova edição limitada e a última semana do museu pop-up do 140º aniversário da Breitling, um evento especial foi realizado no local. Lá, o filho de Willy Breitling, Gregory – que era apenas uma criança quando o Cosmonaute foi criado – especificamente a história. Suas lembranças ofereceram um raro vislumbre da tomada de decisões, da criatividade e da rapidez com que seu pai respondeu ao pedido de Scott Carpenter.

Embora danificado, o original perdura como um poderoso artifício dos primórdios da exploração espacial e uma nova direção ousada na relojoaria suíça. Com a nova edição centenária, a Breitling revive um relógio pioneiro, ao mesmo tempo que convida uma nova geração a redescobrir o espírito de aventura que levou Scott Carpenter à órbita e à história.

DADOS TÉCNICOS DO RELÓGIO

NAVITIMER B02 CRONÓGRAFO 41 COSMONAUTE SCOTT CARPENTER CENTENÁRIO
Referência: LB0240211C1P1

MOVIMENTO DO RELÓGIO
Calibre: Calibre B02 fabricado pela Breitling
Diâmetro: 30 milímetros
Profundidade: 6,83 milímetros
Movimento: mecânico, de corda manual
Reserva de marcha: aproximadamente 70 horas
Número de componentes: 273
Frequência de balanço: 28 800 oscilações/hora ou 4 hertz
Cronógrafo: roda de colunas, coleção vertical, totalizadores de 1/4 de segundo, 30 minutos e 12 horas
Visor: horas, minutos, segundos, janela de dados
Certificação: certificado pelo COSC

CAIXA
Material: platina
Diâmetro: 41 milímetros
Espessura: 13 milímetros
Altura (da extremidade do encaixe superior à extremidade
do encaixe inferior): 47,09 milímetros
Resistência à água: até 3 bar (30 metros)
Vidro: de safira, convexo, antirreflexo dos dois lados
Verso da caixa: platina roscada, cristal de safira
Coroa: não roscada, duas juntas
Luneta: platina, bidirecional com régua de cálculo circular

MOSTRADOR/PONTEIROS
Azul com contadores de cronógrafo contrastantes em branco Ponteiros de horas e de minutos luminescentes SuperLumiNova®

PULSEIRA
Pulseira em couro de jacaré azul com fecho de báscula em ouro branco de 18 quilates