Brasscom e SENAI assinam acordo para impulsionar empregabilidade no setor de TIC 

Compartilhar

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com foco na empregabilidade e na divulgação de programas voltados à formação técnica no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) durante o TecFórum Educação e Emprego. A parceria prevê ações conjuntas como produção de conteúdos institucionais, criação de calendários de divulgação e disseminação de oportunidades de emprego para egressos do SENAI junto às empresas associadas à Brasscom.
 

O plano de trabalho tem como objetivos principais ampliar a visibilidade de cursos e formações das duas instituições e fortalecer a conexão entre a indústria de tecnologia e os talentos formados pelo SENAI. A parceria entra em um momento importante do setor. De acordo com a pesquisa inédita “Prospecção de vagas de entrada no Macrossetor TIC”, divulgada pela Brasscom em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, 82% das empresas do setor planejam aumentar suas equipes nos próximos dois anos e, dessas, quase metade (46%) pretende direcionar as novas vagas para profissionais juniores, como estagiários, aprendizes e iniciantes de carreira.
 

“O cenário reforça a importância de iniciativas que conectem a formação técnica à geração de oportunidades no setor. A formação de talentos em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é uma das bandeiras prioritárias da Brasscom. Acreditamos que as tecnologias digitais são transformadoras para o país. Por meio delas, é possível impulsionar o crescimento do Brasil, promover a inclusão social por meio da inclusão digital e fortalecer a posição do país no cenário mundial. Esses são os pilares que orientam as ações da Brasscom”, destaca Affonso Nina, presidente executivo da entidade.
 

O SENAI reforça que a iniciativa está alinhada às suas ações voltadas para os setores que mais empregam e que mais demandam requalificação. “Ao conectar os talentos formados no SENAI às oportunidades oferecidas pelas empresas de tecnologia, ampliamos a empregabilidade e contribuímos para o desenvolvimento do setor e do país”, reforçou o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.