Vinte e três empresas brasileiras vão participar da SIAL 2025, a maior feira de inovação alimentar da América do Norte, que vai ocorrer de 29 de abril a 1º de maio em Toronto, no Canadá. O evento, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), deve movimentar cerca de R$ 22 milhões em exportações de produtos brasileiros.
No entanto, essa projeção, que foi feita em cima de contratos fechados por empreendedores do Brasil em edições anteriores do evento, pode ser superada por conta do tarifaço imposto pelo Governo Donald Trump a vários países e produtos. “O maior interesse pelo comércio brasileiro poderá ser notado durante a feira; este é um ótimo momento para empresários de toda a parte do mundo fecharem negócios entre si, como mercado alternativo aos Estados Unidos”, disse Beatriz Calegare, coordenadora de Negócios e Desenvolvimento de Mercado da CCBC. “Hoje, importar mercadorias de lá está se tornando inviável por conta das taxações”, emendou.
O Brasil tradicionalmente participa da feira com um pavilhão de empresas. Neste ano, o MAPA solicitou à CCBC que organizasse o evento. “Oportunizamos também a participação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) por meio do financiamento dos custos com deslocamento e estada para os participantes”, disse Ângela Pimenta Peres, diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura e Pecuária.
“Essa iniciativa representa um passo estratégico na promoção da diversidade e da qualidade dos produtos agroalimentares do Brasil no cenário internacional”, complementou.
A CCBC se uniu também ao Governo do Paraná, por meio do Invest Paraná, a agência de promoção de investimentos local. Foi este acordo que viabilizou a ida de 15 empresas paranaenses ao Canadá.
“O nosso Estado é referência nacional do setor de alimentos e bebidas e a SIAL representa uma vitrine estratégica para demonstrarmos ao mundo a qualidade, a inovação e a competitividade das nossas empresas,” destaca Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná.
A força das cooperativas
Exportar vai além do simples ato de comercializar produtos no exterior. Para a OCB, a participação na SIAL Canada representa uma oportunidade estratégica de expansão, diversificação de mercados e geração de valor para os seus cooperados. Em um cenário global cada vez mais atento à sustentabilidade, à ética e à qualidade, a junção de trabalhadores de um mesmo segmento em prol do mesmo objetivo gera valor que possibilita competir no mercado internacional.
“Ao marcar presença em eventos como a SIAL Canada, as cooperativas têm acesso a informações valiosas sobre as tendências de consumo, exigências regulatórias e certificações essenciais para o cumprimento dos padrões internacionais de qualidade”, disse Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB. “Além disso, o ambiente da feira favorece o relacionamento com importadores e potenciais parceiros comerciais da América do Norte, fortalecendo a competitividade e promovendo a inserção sustentável das cooperativas no mercado global” ressalta.
Os empresários brasileiros que participarão da SIAL 2025 são em sua maioria focados em produtos do agronegócio ou de derivados como café, açaí, mel, produtos derivados de suíno, suco de laranja concentrando, arroz, limão entre outros.
Ao todo, a SIAL reunirá mais de 800 expositores de quase 50 países, com expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes. O Pavilhão Brasil da feira internacional contará ainda com equipe bilíngue para dar suporte ao comprador canadense, áreas de exposição e para degustação de produtos, além de locais apropriados para reuniões com potenciais clientes.
“Entendemos que o apoio que vamos dar para a aproximação das empresas com potenciais compradores será de extrema importância para os participantes da feira”, ressaltou Arminio Calonga Junior, consultor de negócios da CCBC.
- Brasil leva empresas de alimentos para fomentar negócios no Canadá
- Após quase duas décadas empreendendo juntos, fundadores da Reserva lançam Rebels Ventures
- Startup brasileira leva provador inteligente baseado em IA para evento da Oracle e Premier League em São Paulo
- GWM Brasil apresenta linha 2026 do ORA 03 com nova identidade visual e mais tecnologia
- Pelo segundo ano consecutivo, remuneração mensal fixa média de presidentes e diretores executivos no Brasil fica estável, aponta pesquisa Page Executive