Foi dada a largada para a maratona de inovação do Brasil Hack Export, a maior competição de desenvolvimento tecnológico voltada ao setor da logística e infraestrutura portuária do Brasil. A partir desta quinta-feira, dia 24, até o próximo domingo, dia 27, acontece a programação do ideathon do Norte Export, que tem como desafio estabelecido as hidrovias. São 36 concorrentes selecionados. O evento acontece em ambiente 100% online.
O Brasil Hack Export acontece de forma paralela às etapas regionais do Fórum Brasil Export, que fomenta a discussão permanente da logística e infraestrutura portuária do País sempre trazendo especialistas e autoridades para os debates (leia mais sobre o Brasil Export abaixo). Com a sua maratona tecnológica, o Fórum Brasil Export também pretende oferecer inovações para o setor. Para isso, conta com a parceria da Zero Treze Innovation Space e a coordenação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados).
Cada etapa regional terá como prêmio R﹩ 1.500 ao vencedor. Os três primeiros colocados já se classificam para a etapa nacional, que dará até US﹩ 5 mil ao ganhador, visita as principais empresas de tecnologia de Singapura, além de permitir a equipe campeã apresentar o seu projeto à Enterprise Singapore, agência governamental da Ásia que defende o desenvolvimento empresarial em toda a região.
“A chance de boa ideia se tornar um grande negócio é real. Hoje por exemplo vemos a proliferação de unicórnios [startups com valor de mercado que supera o US﹩ 1 bilhão] que antes eram apenas boas ideias, porém, tiveram uma chance, foram estruturadas e estão moldando a nova economia. No Brasil Hack Export promovemos a união de grandes talentos que terão contato com players da cadeia logística para demonstrar soluções inovadoras, que, quem sabe, podem se transformar em um grande negócio futuramente”,afirmou Angelino Caputo, presidente do Brasil Hack Export e diretor-executivo da ABTRA.
Times, desafio e mentoria
Os selecionados para a etapa Norte do Brasil Hack Export já estão definidos. Se você ficou de fora, não se preocupe. As demais etapas estão com as inscrições abertas. Saiba tudo no site do evento, o http://www.brasilhackexport.com.br/
Cada um desses times é composto por até um especialista de negócio com experiência no desafio selecionado, um especialista em UI/UX design, e um product owner (PO). Eles contam com a mentoria de especialistas para esclarecer o desafio proposto, tirar dúvidas e ajudar a validar as ideias.
O desafio é o de dar suporte a Norman (Norma da Autoridade Marítima) de número 33, que traz parâmetros para implantação e operação de sistemas para determinação de folga dinâmica abaixo da quilha. O conhecimento da distância entre o ponto mais profundo do casco do navio e o fundo do mar é denominada folga abaixo da quilha, essencial para garantir o trânsito seguro de embarcações até os terminais portuários e evitar colisões ou encalhes.
O problema é como fazer a gestão da folga dinâmica abaixo da quilha para otimização do carregamento e escoamento da safra pelo Arco Norte, com base na Norman 33. A solução desse desafio permitirá que os navios saiam mais cheios, com 70 mil toneladas de granéis, em vez das atuais 55 mil toneladas. Isso aumentará a eficiência e rentabilidade da operação.
Programa
Nesta quinta os times serão formados. Amanhã, sexta-feira (25), os desafiantes fazer a imersão. No sábado, 26, é dia da ideação, que fornecerá subsídio para propor as soluções inovadoras seguida de uma curta apresentação (pitch). No domingo, 27, os projetos serão avaliados pela banca de jurados.
Os vencedores serão conhecidos na segunda, 28, mesma data de abertura do Fórum Brasil Export. O Brasil Hack Export terá um painel de abertura exclusivo, a partir das 16h, e contará com Joel Julius, gerente de desenvolvimento de negócios da Enterprise Singapore. O anúncio dos vencedores ocorrerá ao final da palestra.
Inscrições
Brasil Hack Export – As próximas etapas do Brasil Hack Export estão com inscrições abertas. As inscrições para a etapa Sul, focada em corredores logísticos, podem ser feitas até o próximo domingo, dia 27. Confira todas as datas no site do Brasil Hack Export, o http://www.brasilhackexport.com.br/
Fórum Brasil Export – Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.
Datas das etapas regionais do Brasil Hack Export
Norte Export
tema: hidrovias
data: de 24 a 28 de setembro
inscrições: encerradas
Sul Export
tema: corredores logísticos
data: de 1 a 5 de outubro
inscrições: até 27 de setembro
Sudeste Export
tema: ferrovias
data: de 15 a 19 de outubro
inscrições: até 12 de outubro
Nordeste Export
tema: cabotagem
data: de 22 a 26 de outubro
inscrições: até 11 de outubro
Centro-Oeste Export
tema: rodovias
data: de 5 a 9 de novembro
inscrições: até 18 de outubro
Brasil Export (final)
tema: virtualização de cadeias logísticas
data: de 14 a 23 de novembro
inscrições: até 7 de outubro