No Brasil, a Agricultura e Pecuária estão entre os setores que mais avançam na utilização da tecnologia. Especialistas estarão reunidos online no IOT Business Forum dias 25 e 26 de abril para apresentar novos dados e exemplos reais de uso da tecnologia.
Uma pesquisa liberada recentemente pela Frost & Sullivan apontava que a América Latina poderia chegar ao final de 2023 com 1 milhão de dispositivos conectados. Ou 995 milhões, para ser mais exato, segundo o relatório. Esta expectativa está baseada no crescimento da utilização da tecnologia de conectividade em diversas áreas, com destaque à Agricultura e Pecuária, dois dos setores que mais vem apresentando casos de uso no Brasil.
Nos dias 25 e 26 de abril especialistas e representantes empresariais estarão debatendo o impacto da Internet das Coisas em vários setores da economia durante a 7ª edição do IoT Business Forum, evento online que convidou Renato Pasquini, da Frost & Sullivan, para atualizar estes números e trazer outros dados sobre a movimentação deste mercado e como a transformação digital em todos os setores impulsiona a iOT.
Os organizadores do IoT Business Forum também convidaram outros líderes para abordar o cenário de desenvolvimento de IoT no Brasil, as iniciativas e os resultados até o momento. Participam deste painel de abertura do evento os especialistas Paulo José Spaccaquerche, Presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas; José Gontijo, especialista e ex-secretário de empreendedorismo e inovação do MCTI; e José Felipe Otero, Vice-presidente para a América Latina e Caribe da 5G Americas.
A conectividade necessária para viabilizar o mercado de IoT também está em pauta e vai debater como as redes se consolidam como pilar para o crescimento da hiperconectividade e o desenvolvimento de novos negócios e soluções. Participam desta discussão Gustavo Zarife, Country Manager Brazil da Everynet; Janilson Bezerra, Diretor de Novos Produtos da American Tower do Brasil; e David de Paulo Pereira, analista da TGT Consult/ISG.
Agricultura e Pecuária estão entre os setores que mais avançam em IoT e, por isso, terá um painel dedicado para debater como viabilizar a agricultura de precisão com os dispositivos conectados, quais os benefícios para o campo e os desafios para sua expansão no setor, além de casos reais que serão mostrados. Foram convidados para o tema Ariel Souza, Head de Tecnologia da Usina São Domingos; e Caio Fortes, Especialista de Tecnologia Agrícola da Syngenta.
A segurança digital nos dispositivos conectados também será abordada no evento por Yanis Stoyannis, Customer Security Director da Ericsson para a América Latina. Este é um tema que preocupa cerca de 55% dos profissionais de TI, de acordo com uma pesquisa realizada pela 451 Research. O motivo: os cibercriminosos podem encontrar maneiras de explorar dados através de ecossistemas de IoT. Motivo de sobra para justificar o debate sobre este desafio nos projetos de Internet das Coisas.
Quanto mais dispositivos conectados, mais dados são coletados sobre uma grande infinidade de fontes de origem, impulsionando a utilização de soluções que sejam capazes de facilitar a tomada de decisão, como Inteligência Artificial, nuvem, gerenciamento e governança de dados, análise preditiva. O painel IoT Data Driven vai reunir Cezar Taurion, head da Cia Técnica Research, e Rodrigo Scotti, fundador e CEO da Nama, para uma conversa sobre o valor estratégico da análise de dados para o desenvolvimento de IoT.
A Internet das Coisas também está impulsionando a representação virtual digital em tempo real de um objeto ou processo físico em diversas aplicações, desde o desenvolvimento de produtos ou processos gerenciais, como o de logística. Esta representação está sendo chamada de Gêmeos Digitais, com uma palestra especial no evento com a participação de Flávio Maeda, VP da ABINC, Líder do Comitê de Manufatura e Head de Digital para a Pöyry América Latina.
A IoT também está impactando a indústria automobilística, uma das mais dinâmicas e inovadoras com a fabricação de veículos inteligentes, cada vez mais modernos e compartilham informações para tornar o transporte mais eficiente, baixo nível de emissões e seguro. O painel para este tema é o Auto – Mobilidade, reunindo Alexandre Vargha, Product Manager na Fuso Freightliner — Daimler Trucks & Buses Overseas; Fabio Acorci, Diretor Comercial Corporate da Ituran; Fernando César, CEO da UniQ Hub; e Livius Albuquerque Aguiar, Strategic Manager na Siemens; Sandro Bertelli, Infraestructure Manager na Telefônica; e André Carvalho, Digital Solutions Manager na Stoneridge.
O IoT Business Forum é online com inscrições gratuitas, que podem ser realizadas na página do evento AQUI.