O Febraban Tech 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), traz para a discussão os impactos da Inteligência Artificial (IA) e do conceito de Inteligência Artificial Generativa para o setor.
A trilha “A Inteligência Artificial (AI) generativa e a (re)conquista do cliente” reúne especialistas que vão destacar como esta tecnologia pode revolucionar o relacionamento entre instituições financeiras e clientes.
Veja os destaques da trilha:
Dia 27 de junho:
Auditório Febraban – Verde
12h45 às 13h15 -Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, destaca, no painel “IA generativa: impacto nos negócios e na experiência humana de atendimento ao cliente”, como a democratização da IA Generativa poderá ajudar as pessoas e organizações a serem mais produtivas e a resolver as questões mais prementes da sociedade. Especificamente na área de atendimento ao cliente, a IA ampliará a capacidade de oferecer soluções digitais e desenvolver produtos e serviços que resultem no aumento da satisfação dos clientes, fazendo com que seu uso ganhe nova escala e aplicações.
13h30 às 14h30 – O painel “ChatGPT, a evolução da IA generativa e os impactos na experiência do cliente” debate como a IA conversacional e a IA generativa podem revolucionar o relacionamento entre instituições financeiras e seus clientes. Os pontos fortes são a habilidade de compreender a linguagem natural e se comunicar da mesma forma com interlocutores humanos, reduzindo o atrito, aumentando a precisão da resposta e a qualidade do retorno. Quem já está usando e para quê? Quais as tecnologias disponíveis? Como gerar novos produtos digitais com a IA? Participam do painel: Marcelo Henrique Leite Ferreira, gerente-geral da Unidade de Engenharia e Construção de Soluções do Banco do Brasil; Eduardo Joia, CTO, Financial Services Industry da Microsoft América Latina; Alexandre Del Rey, CEO da Engrama, fundador e conselheiro da I2AI, e conselheiro do Brasil Digital; e Telma Luchetta, sócia-líder de Data and Analytics Financial Services – América do Sul da EY, com moderação de Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban.
14h45 às 15h45 – “Hiperpersonalização, onboarding digital e a fidelização do cliente” é tema de painel que recebe Tiffany Bigio, Brazil Operations & Technology Head do Citi; Fernando Morales, superintendente nacional de Manutenção de Operações Bancárias da Caixa; Diego Feldberg, head de UX e Data Analytics do BTG Pactual; e Guilherme Horn, diretor do WhatsApp América Latina, são convidados do painel “Hiperpersonalização, onboarding digital e a fidelização do cliente”, com moderação de Eder Lima, superintendente-executivo de Canais e Soluções Digitais PF do Bradesco Experience. Os especialistas explicam por que a experiência do cliente é, mais do que nunca, parte da identidade das marcas. Para se destacar, as instituições precisam implementar inovações que demonstrem aos clientes que são vistos por elas como indivíduos. As melhores experiências digitais são aquelas que aproveitam as informações sobre as formas como os clientes já interagem com as instituições para criar engajamentos mais valiosos para os dois lados.
Auditório Imersão
16h às 16h15 – Felipe Almeida, head de Advisory da Avanade, destaca a “IA generativa: reimaginando banking com inteligência artificial”. O executivo falará como IA Generativa e Open AI podem acelerar negócios e alavancar os desafios das instituições financeiras. Entenda como essa tecnologia pode auxiliar na personalização de relacionamento, geração de novos insights e criação de possibilidades para sua empresa.
Palco Febraban Cases
13h50 às 14h10 – Especialistas do Serpro apresentamoprojeto na Secretaria de Governo Digital – SGD que busca levar a segurança para que cada vez mais cidadãos consigam se conectar com o Estado por meio do Gov.br. O painel terá como tema “Contas GovBr: como a inteligência artificial levou cidadania digital a mais de 60 milhões de brasileiros” e trará informações de como o impulsionamento da transformação digital do país para desburocratizar e facilitar a vida dos brasileiros e proporcionar maior economia ao Brasil.
Dia 29 de junho
Auditório Imersão
12h às 12h15 – Rodrigo Scotti, fundador e CEO da Nama e presidente do conselho da Associação Brasileira de Inteligência Artificial – ABRIA, vai falar sobre “IA generativa além dos chatbots”. Como usar a IA generativa e ferramentas como o ChatGPT para alavancar os negócios? As aplicações vão desde chatbots de atendimento ao cliente até páginas de respostas inteligentes, com abordagem de casos práticos e outras possibilidades.
Auditório Febraban – Cinza
13h às 13h30 – Ignasi Barri Vilardell, especialista da GFT Espanha, mostra, no painel “IAgora?”, os recursos e as implementações tangíveis da IA com foco em suas aplicações práticas no sistema financeiro e em outros setores. O executivo fala também como promover a integração da IA em várias indústrias por meio de uma combinação de conhecimento teórico e casos de uso.
Veja a agenda completo do evento em: https://febrabantech.com/agenda
Temas em 2023
Ao longo do congresso, os participantes poderão acompanhar debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, além dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). As trilhas de conteúdo são:
- A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados
- Economia tokenizada já é realidade?
- Os dados e a inteligência escalável
- Web3 e metaverso na prática e sem hype
- Nuvem coloca futuro em movimento
- A IA generativa e a (re)conquista do cliente
- Resiliência cibernética garante confiança digital
- IoT e 5G expandem e conectam mercados
- ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável
- Cross Industry: a inovação além do setor financeiro
- Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios
Além dos debates divididos em mais de 120 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos por especialistas nos temas, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro e para o presente e futuro da sociedade digital.
33 anos de inovação
O evento ganhou, em 2022, um novo nome e uma nova marca: Febraban Tech, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e a inserção de todos estes ativos em prol da sociedade.
Na última edição, com tema central “A Nova Realidade Global e a Transformação Acelerada”, o congresso foi realizado na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, e recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias no mês de agosto.
Após dois anos apenas no formato online, em razão das medidas de isolamento social na pandemia da covid-19, a edição de 2022, em um formato renovado, marcou a volta do evento presencial e reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 200 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Outra novidade foi a adoção, pela primeira vez, do formato híbrido, com transmissões de painéis ao vivo e abertos ao público na plataforma.
Para 2023, o evento terá número recorde de estandes, sendo que todos já foram reservados. As cotas de patrocínios estão praticamente esgotadas desde o lançamento do evento, em novembro de 2022.