O Bossa Summit 2024, um dos mais importantes eventos de venture capital da América Latina, reuniu na última semana no São Paulo Expo – junto ao Digitalks -, grandes nomes do mercado para debater o futuro dos investimentos e o papel das startups no crescimento econômico do Brasil. O encontro, que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro, contou com a presença de empresas de destaque como CIMED, Banco BMG, AWS, iFood e Sebrae for Startups, além de executivos de alto nível da Zendesk, Spectra e Genial Investimentos, que trouxeram suas visões sobre inovação e as tendências do setor. O evento reuniu mais de 8 mil pessoas, 44 stands e mais de 18 palestras.
A abertura do evento ficou a cargo do economista Ricardo Amorim, que apresentou a palestra “Brasil e Mundo: Análise dos Impactos Globais e Projeções para o Setor de Inovação”. Entre os destaques do primeiro dia, estão a fala de Eduardo Lyra, fundador do Gerando Falcões, que trouxe a reflexão: “Não importa de onde você veio, mas para onde você vai”; o painel “Empreendedorismo Feminino: Mulheres que Estão Mudando o Mundo dos Negócios”, com a participação de Claudia Rosa (Rede Ela Investe), Thais Borges (Systax Sistemas Fiscais) e Andréa Miranda (Standout); além de Diego Barreto (iFood), que discutiu a transformação do mercado de delivery, e Luiz Gustavo (CIMED), que falou sobre a importância da inovação nas estratégias empresariais.
No segundo dia, Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, apresentou a palestra “Transformando Influência em Equity”, sendo um dos grandes destaques. Janguiê Diniz também participou, detalhando o case de sucesso do Grupo Ser Educacional, desde sua fundação até o IPO. Além disso, a palestra sobre as perspectivas para o mercado de venture capital no Brasil foi marcada por um encontro, pela primeira vez, de Stephen e Ricardo Kanitz, da Spectra. O encerramento contou com um papo entre João Kepler e Whindersson Nunes em painel que abordou o tema “Investimento em Equity”.
Venture Capital impulsiona o ecossistema de inovação no Brasil
A Bossa Invest, líder em investimentos early stage na América Latina, desempenha um papel fundamental nesse cenário. Durante o evento, Paulo Tomazela, CEO da Bossa Invest, ressaltou a importância do venture capital em tempos de juros elevados, quando o crédito bancário se torna menos acessível. “O venture capital preenche essa lacuna, financiando startups inovadoras que o sistema bancário tradicional não atende”, afirmou Tomazela. Ele destacou ainda que, para enfrentar os desafios econômicos, é crucial apoiar startups em fases iniciais, que trazem soluções disruptivas.
Tomazela reforçou o compromisso da Bossa Invest em continuar liderando o suporte às startups mais promissoras do Brasil. “Os aportes em rodadas iniciais são essenciais para garantir que essas empresas tenham os recursos necessários para se expandir e conquistar uma posição de destaque no mercado.”
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Líder de aquisição de talentos está entre os cargos em alta para o próximo ano no setor de RH, segundo o PageGroup. Conheça a lista completa
- Pesquisa RADAR FEBRABAN Especial – Maioria dos brasileiros quer regulação forte das BETS
- Veja as 5 perguntas mais feitas para os jovens durante uma entrevista de emprego
- Mais empáticas e assertivas: especialista aponta vantagens competitivas da presença feminina no setor de tecnologia