A Bossa Nova Investimentos, líder absoluta do segmento na América Latina, foi destaque do ranking anual Top 100 Open Startups, divulgado na última quinta-feira (18). Com mais de 10 mil empresas e startups inscritas na pesquisa, a Bossa Nova foi citada entre os 10 maiores fomentadores do ecossistema de startups no Brasil. “Nosso principal objetivo sempre foi promover o desenvolvimento de startups nacionais para democratizar o acesso ao capital e unir negócios promissores a investidores qualificados”, afirma Pierre Schurmann, CEO da Bossa Nova Investimentos.
Para o empresário, o país vem se destacando no cenário empreendedor e atraindo cada vez mais investidores estrangeiros devido ao número crescente de novos unicórnios (empresas que atingem valuation de mais de R$ 1 bi). “As perspectivas do mercado de venture capital são positivas e acredito que o país deva surfar um crescimento anual de 50% nos próximos três anos, pelo menos”, revela. A empresa, que já realizou 513 investimentos, pretende somar mil startups ao seu portfólio até 2020. Desde 2017, os empresários Pierre Schurmann e João Kepler contam com o apoio do Banco BMG como sócio.
Liderando o ranking Top 50 Open Corps, o Banco BMG foi outro grande destaque da pesquisa. A instituição foi a que mais fechou contratos com startups no último ano, segundo dados da Open Startups. Citado na categoria de grandes corporações, o BMG atua por meio do braço BMG UpTech com projetos e ações de incentivo ao empreendedorismo. “A oportunidade de estar constantemente dialogando e negociando com as startups, oxigena o ambiente de uma grande corporação. Nestes três anos de atuação, aprendemos como extrair o melhor da relação entre startups e grandes empresas, gerando ganhos expressivos para ambos”, destaca Rodolfo Santos, CEO do BMG UPTech.
Startups promissoras
Dentre as empresas que apareceram no ranking TOP 100 Open Startups como sendo as mais atraentes para o mercado corporativo, a Bossa Nova é investidora de 19 delas. “Como atuamos no estágio de pré-seed, que antecede o investimento semente, somos responsável por identificar os negócios que tem mais chances de crescerem exponencialmente”, explica João Kepler, sócio da Bossa Nova Investimentos, diretor de startups da Assespro e autor do livro Smart Money.
Confira abaixo a lista das startups investidas pela Bossa Nova que aparecem no ranking por categorias:
TOP 100 Startups: Simplifica Fretes, Standout, JUSTTO, dLieve, Biosolvit e Kriativar
TOP 10 Retail – NUMENU e Standout
TOP 10 Environment – Polen, Biosolvit, Aterra
TOP 10 Energy – Delfos
TOP 10 Healthcare – Psicologia Viva
TOP 10 Customer Service – Almoço Grátis e TotalVoice
TOP 10 Legal – Licentia
TOP 10 Marketplace – Simplifica Fretes
TOP 10 Transporte e Logistica – dLieve
TOP 10 Industry – Órbita Engenharia
TOP 10 Financial Services – Boletão
TOP 10 Productivity – Espresso
TOP 10 Big Data – KCollector
TOP 10 Education – Kriativar