Blumenau, berço da Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo e um dos principais polos de tecnologia do país, recebe no final de julho, a 2ª Infofair Brasil – Feira de Tecnologia da Informação, Segurança Eletrônica e Inovações. Nessa segunda edição, a feira contará com a participação de empresas estrangeiras do setor – 15 delas de Portugal –, e de outros estados brasileiros.
A feira ocorrerá de 27 a 30 de julho, com 80 empresas, representantes de 170 marcas. Elas ocuparão os pouco mais de 3.000 metros quadrados do setor 3 da Vila Germânica, em Blumenau. A promoção é da Via Ápia Eventos, empresa que no mês de maio realizou a Fenahabit (Feira Nacional das Tecnologias de Habitação, Construção e Imobiliário), em sua 12ª edição.
A Infofair
A Infofair 2016 é direcionada ao público que busca aperfeiçoar sistemas já utilizados e analisam as tendências em tecnologia, entretenimento digital, telefonia móvel e ainda aos portadores de necessidades especiais. Serão apresentadas novidades em sistemas, softwares, hardwares, sistemas de segurança, soluções em logística, automação industrial e comercial, tecnologias têxteis, polos de tecnologia, entidades educacionais, cursos de formação profissional. Abre ainda espaço para incubadoras e empresas que desenvolvem aplicativos e sistemas para E-Commerce,
Fórum de marketing digital
Em parceria com a empresa ForumSul, promotora das Conferências empresariais, a Via Ápia Eventos, promoverá a primeira edição do iFórum – Fórum de Marketing Digital do Vale do Itajaí, tendo como tema central: Estratégias Digitais em Tempos de Crise”, onde especialistas mostrarão como o marketing digital pode ajudar empresas a gerar mais resultados com menos. O seminário técnico conta com o patrocínio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Magnus Consultoria e do BRDE, além das parcerias com o Sintex e Instituto Gene. A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), a Santur e o Blumenau Polo de Softwar (Blusoft) são apoiadoras institucionais.
Museu da Apple
Repetindo o sucesso da primeira edição, no ano de 2014, o visitante poderá conhecer a evolução da informática e sua história, numa parceria dos organizadores com a empresa HiMaker e seu iMuseum, dedicado a contar a história da Apple. Com mais de 650 peças, o museu sediado em Blumenau tem, por exemplo, um raro computador Mac Abajour e um Macintosh original de primeira linhagem dos anos 80 em funcionamento.
Visibilidade para startups
Já na primeira edição, em 2014, a Infofair propiciou premiação e visibilidade que permitiram o aporte posterior de aproximadamente R$ 400 mil por parte de outros investidores para o projeto “Atar Ring” ou anel inteligente, desenvolvido pela startup timboense Atar Technologies. A proposta foi a vencedora do Infoideias, um concurso para promover soluções inovadoras e viáveis para o mercado, envolvendo qualquer área e problema do setor de tecnologia.
O anel inteligente ganhou o mercado, propondo que todos os dados pessoais (senhas, cartões de embarque em ônibus, etc.) estejam armazenados nesse gadget, dispensando o uso das mãos para acioná-los. Também Pagar as compras sem ter de colocar a mão no bolso ou mexer no celular.
Depois do Infoideias, a startup já recebeu outros seis prêmios de inovação no Brasil.
Empresas Estrangeiras
Este ano a Infofair contará com a participação de empresas portuguesas da área de TI e segurança eletrônica. A vinda delas é uma é uma primeira ação no sentido de trazer novas tecnologias europeias, além de fomentar parcerias e negócios no Brasil.
Setor gera 4,9 mil empregos na cidade
A realização da Infofair é uma importante contribuição para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Blumenau (PEDEM) que inseriu o setor de tecnologia de informação e comunicação como um dos cinco eixos importantes da economia local.
A meta é tornar Blumenau reconhecida internacionalmente por dispor de soluções inovadoras e competitivas em TIC para diversos setores. Somente o segmento de tecnologia de informação e comunicação, com 560 empresas, responde por pouco mais de 17% do ISS gerado na cidade, gerando 4,2 mil postos de trabalho, segundo o documento apresentado no início deste ano.
Das 560 empresas, 91% são enquadradas como micro e a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos responde por 41% das atividades. Outros 18% são desenvolvedoras de programas de computador sob encomenda. Programas customizados e desenvolvimento e licenciamento de programas não customizáveis também abocanham parte dessa fatia.
Se unidos aos serviços de informação e telecomunicações, incluindo tecnologias em segurança, o número de empresas sobre para 750, com 4.9 postos de trabalho diretos e pouco mais de 18% do ISS aqui gerado.
Blumenau, polo de informática
A relação de Blumenau com a informática começou em 1970, quando a cidade recebeu o bureau de processamento de dados do Centro Eletrônico da Indústria Têxtil (Cetil). Foi o embrião para o que hoje é o Blusoft – Blumenau Polo de Software. Esse movimento foi imediatamente acolhido pela área acadêmica, pelo poder público municipal, que criou a Comsoft – Comissão de Desenvolvimento do Setor de Software de Blumenau, que em junho de 1992 adquiriu personalidade jurídica e foi transformada em Blusoft.
Na década de 90, Blumenau sediou o Blusoft Brasil. Foi uma feira pioneira, desenvolvida pela mesma empresa que organizava a Fenasoft em São Paulo. O evento serviu para abrir um canal de negociação direta com o mercado da região entre as empresas de software e produtos de informática do polo tecnológico.
Patrocinadores
A Infofair conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE, além de parcerias com o Instituto Gene e Sintex e o apoio institucional do Blusoft e da Santur
Infofair Brasil – Feira de Tecnologia da Informação, Segurança Eletrônica e Inovações
QUANDO: 27 a 30 de julho
ONDE: Vila Germânica (Setor 3), em Blumenau)
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:
– De quarta a sexta-feira: das 15 até 21h30
– Sábado: das 10 às 20 horas