Black Friday impulsiona as vendas no varejo brasileiro em novembro, indica Mastercard SpendingPulse

Compartilhar

As vendas no varejo brasileiro registraram um aumento de 4,0% em novembro em comparação com 2018, e o período dos últimos três meses registrou um crescimento de 2,5% ano a ano se comparado ao mesmo período (setembro-novembro) do ano passado. Essas são as informações do Mastercard SpendingPulse™, um indicador que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos no varejo em todos os tipos de pagamentos.

O comércio eletrônico foi um dos principais impulsionadores desse crescimento. As vendas digitais cresceram 17,2% em comparação com as de novembro de 2018. Em uma análise setorial, roupas, artigos farmacêuticos, combustíveis e itens de uso pessoal/ doméstico tiveram um crescimento acima da média geral do período.

A Black Friday ajudou a elevar os resultados do mês. As vendas naquele dia foram 21,1% superiores às de 2018, com destaque para dispositivos eletrônicos (+35,7%) e móveis (+27,3%).

As regiões Norte (+6,8%), Sul (+4,6%) e Sudeste (+5,2%) superaram a média nacional, enquanto as regiões Nordeste (+3,8%) e Centro-Oeste (+3,2%) ficaram abaixo dos níveis totais de vendas no varejo, comparados com o mesmo período do ano passado.

“Embora o índice de confiança do consumidor tenha caído em novembro, as injeções de dinheiro na economia brasileira causadas pelo saque do FGTS alavancam os resultados”, segundo o Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil César Fukushima.