Black Friday 2023: Especialista dá 3 dicas para o setor da moda se preparar para a data

Compartilhar

A Black Friday, aguardado evento de compras que agita o cenário varejista, apresentou um desempenho aquém das expectativas no ano passado. O comércio online registrou um faturamento de R$ 6,15 bilhões, representando uma queda de 23% em comparação com 2021. Deste montante, 6,2% foram destinados ao segmento de moda, conforme o levantamento da Confi Neotrust. No entanto, este ano promete uma reviravolta emocionante, com projeções otimistas indicando um retorno ao vigor da edição anterior e uma atmosfera positiva entre os comerciantes.
 

O levantamento também trouxe insights que reforçam o otimismo no setor de Moda e Acessórios, que é o segmento com maior número de pedidos em 2022. Apesar de a edição anterior ter apresentado uma queda nos números gerais, a moda se destacou entre os cinco setores com maior faturamento, atrás apenas de eletrodomésticos, eletrônicos e telefonia.
 

Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, uma retail tech especializada em inovação para o varejo, prevê melhorias para a Black Friday de 2023. “Com base nas tendências deste ano, é notável um aumento significativo nas compras em datas importantes do varejo, em comparação com 2022, com uma maior variedade de produtos em promoção, um destaque crescente dos sustentáveis e a adoção de tecnologias integradas com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor”, pontua o especialista.
 

Companhias líderes de mercado estão se preparando; desde o final do ano passado, marcas como Arezzo, Lojas Renner e todas as lojas do Grupo Soma têm delineado estratégias específicas neste ano, repaginando identidades visuais, otimizando estoques acumulados e adquirindo novas marcas para ampliar sua presença.

Tendo essas referências em mente, o head de vendas da Nexaas elencou algumas dicas para o varejo de moda se preparar antes da Black Friday 2023:
 

Promova uma pré-venda exclusiva para os clientes fiéis
Considerando que a Black Friday ocorre, naturalmente, em uma sexta-feira, é interessante iniciar a campanha alguns dias antes, direcionada exclusivamente para aqueles que já fazem parte da comunidade da marca.

“Essa estratégia visa recompensar a lealdade dos nossos clientes, proporcionando acesso antecipado à vasta gama de produtos, com descontos igualmente atrativos. Antecipar as ofertas da Black Friday permite que esses consumidores continuem a prestigiar uma marca a longo prazo”, pontua Andrei Dias.
 

Implemente uma logística omnichannel
Integrar todos os canais de venda (lojas físicas, online, mobile) para oferecer uma experiência de compra fluida e consistente permite que os clientes explorem, comprem e recebam produtos de maneira conveniente, independentemente do canal escolhido. “Isso cria uma jornada de compra unificada, maximizando a satisfação do usuário e impulsionando as vendas,” conclui o especialista.
 

Aprimore a visibilidade da sua marca
Antes mesmo de iniciar a campanha da Black Friday, é fundamental que sua marca esteja firmemente enraizada na mente das pessoas. As estratégias de desempenho são indispensáveis. O direcionamento deve abranger um amplo público, incluindo aqueles que visitaram seu site até mesmo um ano atrás.