BASF Venture Capital investe na FinTech agrícola Traive™

BASF Venture Capital investe na FinTech agrícola Traive™

Focando em tecnologias e modelos de negócios inovadores e potencializando a digitalização e maior acesso ao mercado de crédito rural, a BASF Venture Capital (BVC), braço de investimentos em startups da BASF, anuncia seu primeiro investimento direto na América do Sul, liderando uma rodada de investimento de US$ 10 milhões na Traive™. Fundada em 2018 e com operações no Brasil e nos EUA, a startup desenvolve infraestrutura tecnológica para serviços financeiros baseada em inteligência artificial para análise de risco de crédito e gestão de portfólio de recebíveis agrícolas. 

No Brasil, assim como em diversos países da América do Sul, o agronegócio é um importante acelerador da economia. Em 2022, o setor alcançou uma participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A tecnologia é um dos pilares que possibilitam que o Brasil chegue a este patamar. Segundo o estudo intitulado “Radar Agtech Brasil 2020/2021″, as startups voltadas ao agronegócio cresceram 40% durante o último ano no país, em comparação com 2019, chegando a um total de 1.574. 

Paralelamente ao crescente cenário de startups AgTech, provedores de serviços financeiros especializados na indústria agrícola estão ganhando importância. A Traive™ é uma plataforma que digitaliza toda a jornada do crédito agrícola desde a demanda do produtor até o mercado financeiro, tendo a cadeia de venda de insumos agrícolas como principais clientes. Sua tecnologia permite que empresas de defensivos, revendas, cooperativas e tradings façam a análise, registro, gestão e comercialização de seus créditos em uma única plataforma. Além disso, a solução gera uma avaliação de risco imediata com seus modelos de inteligência artificial proprietários que, por meio de mecanismos de monitoramento em tempo real do risco da carteira de crédito, contribui para que gestores de crédito, bancos e FinTechs tomem decisões mais precisas e ágeis, reduzindo custos e mitigando riscos financeiros.

Markus Solibieda, diretor executivo da BASF Venture Capital, afirma que  “estamos orgulhosos de nosso primeiro investimento direto na América do Sul seja na Traive™, reforçando nossa missão de fomentar novos modelos de negócios e inovação para enfrentar os desafios da indústria química e da agricultura.”  

“Tanto a Traive™ quanto a BASF aspiram impulsionar a digitalização da agricultura e a serem parceiros de negócios em toda sua cadeia de valor, desde a indústria até o agricultor passando por toda a rede de varejo e distribuição. Estamos entusiasmados em explorar nosso potencial de sinergia juntos”, acrescenta Karime Hajar Alves, gerente de investimentos da BASF Venture Capital na América do Sul.

“Nossa plataforma tecnológica tem o potencial de mudar estruturalmente a forma como crédito e risco são medidos, monitorados e vendidos na indústria agrícola. O comprometimento da BASF Venture Capital e a combinação de investidores institucionais e estratégicos nesta rodada nos traz um aporte de capital estratégico para acelerar nossa jornada”, diz Fabricio Pezente, co-fundador e CEO da Traive™.

Comments are closed