Ocupando a liderança mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation anuncia a construção do laboratório VADELATA Pelo Planeta em Fernando de Noronha, que será o 1º Laboratório de Economia Circular do país e centralizará a coleta das latas de alumínio da Ilha a partir de um modelo inovador e totalmente sustentável. Uma cerimônia solene realizada na manhã desta quarta-feira marcou o início das obras do laboratório, cujo projeto é realizado em parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o Consórcio Noronha Pelo Planeta.
O Lab VADELATA Pelo Planeta está sendo implantado em uma área de 18 mil m2, com a maior parte reservada para preservação da biodiversidade nativa, localizada no entorno do aeroporto da Ilha e próximo à Praia do Bode e ao mirante Dois Irmãos. O prédio, que conta com projeto de arquitetura baseado nos conceitos mais atualizados do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, terá cerca de 400 m², podendo chegar a 800, a partir de outras expansões, e o laboratório servirá como referência para novos modelos de economia circular. Na prática, além de ser um local para pré-processamento das latas para reciclagem, o laboratório será um espaço multiuso, onde serão realizadas diferentes atividades socioeducativas – como palestras, cursos, exposições, salas de debate etc. – com foco em questões ambientais prioritárias para o planeta, como a poluição dos oceanos, por exemplo. O laboratório servirá ainda como base para demonstração de novas tecnologias que suportam a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono.
“A entrada da Ball na Ilha tem como base o relacionamento com a comunidade local e reforça o conceito de que não há fronteiras no oceano. Está tudo interligado e nossas ações refletem na sociedade e, especialmente, no meio ambiente como um todo”, explica Fauze Villatoro, Vice-Presidente Comercial e de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul. “Fernando de Noronha foi o primeiro território brasileiro a banir plásticos descartáveis e vem trabalhando na implementação do Programa Noronha Carbono Neutro. A lata de alumínio é a embalagem mais reciclada do mundo e, porque acreditamos em um mundo com mais consciência, queremos colaborar com o esforço da Ilha para construir um espaço de convivência sustentável e que pode funcionar como uma experiência de um modelo de vida mais amigo do meio ambiente, não só para moradores, mas como para turistas que o frequentam e que poderão espalhar aprendizado ao retornar para suas casas. Ao formar uma grande rede de consumo consciente, fomentamos uma economia circular, e podemos avançar como um planeta cada vez mais saudável.”
Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2022, a expectativa do projeto é de reciclar cerca de 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia. Tudo isso por meio de um modelo de coleta completamente inovador no Brasil: pontos de entrega voluntária disponíveis para consumidores e grandes geradores, como bares, hotéis e restaurantes, agendamento de coleta por meio de aplicativo móvel, transporte de latas em ecobags retornáveis e veículos elétricos. Ao serem levadas para o Lab VADELATA pelo Planeta, as latas serão limpas e prensadas, para então serem transportadas para uma planta da Ball em Recife e, em seguida, para um centro de reciclagem da Novelis em São Paulo, onde serão transformadas em novas bobinas para latas, garantindo o reaproveitamento total dos resíduos de alumínio que, em apenas 60 dias, serão uma nova lata nas prateleiras dos mercados. Além disso, todo o valor da venda da sucata de latas será revertido para financiar a própria coleta, desonerando a Administração de Noronha, e ainda a realização de projetos sociais e educacionais para a comunidade de Noronha.
“Com a chegada do primeiro laboratório de economia circular do país, Noronha reafirma seu compromisso com o meio ambiente, uma prioridade do Governo do Estado. Essa parceria com a Ball é um passo importante dentro desse grande projeto de sustentabilidade para a ilha, que já conta com os programas Noronha Plástico Zero e o Noronha Carbono Zero entre outras ações voltadas para a proteção ambiental. O laboratório traz um conceito que precisa ser cada vez mais difundido no Brasil e no mundo, unindo cuidado com o meio ambiente e geração de renda para a economia local. As atividades realizadas nesse espaço também vão ajudar bastante na conscientização de todos os que vivem na ilha ou a visitam, nos ajudando a preservar o nosso ecossistema”, afirma Guilherme Rocha, Administrador de Fernando de Noronha.
O projeto também prevê capacitação e informação para os ilhéus; parceria com pousadas e restaurantes para garantir destino correto às latas de alumínio; instalações interativas, sinalizações, lixeiras e totens educativos para trilhas, praias e sítio histórico. Entre outros impactos positivos, a Ball estima que, ao longo do projeto, cerca de 500 empreendedores locais poderão divulgar seus serviços e produtos no aplicativo que está sendo desenvolvido, promovendo a economia da ilha; e, além disso, centenas de estudantes e jovens serão beneficiados com as ações educativas e de capacitação a serem realizadas no laboratório.
Além da parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o Consórcio Noronha Pelo Planeta, o VADELATA Pelo Planeta é co-patrocinado pela Novelis, maior recicladora de alumínio do mundo; AMA, água mineral da Ambev, e Minalba. Ambas marcas de água que já distribuem seus produtos em latas de alumínio sustentáveis.