A Amazon Web Services (AWS) anuncia o lançamento do programa AWS Generative AI Accelerator, voltado a startups em todo o mundo. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de abril e as dez startups que trabalham no campo de Gen AI selecionadas para a primeira turma serão anunciadas no fim do mês.
O AWS Generative AI Accelerator fornece treinamento, orientação e recursos para que startups em estágio inicial em IA generativa possam escalar e expandir seus negócios. Durante o programa, com duração de dez semanas, as startups selecionadas terão acesso a sessões com foco em desenvolvimento de habilidades técnicas e empresariais, incluindo o aprimoramento do desempenho de machine learning e estratégias go-to-market, por exemplo.
As startups selecionadas também terão acesso a oportunidades de networking com líderes da indústria, potenciais investidores e clientes. Além disso, elas irão receber até US$ 300 mil em créditos AWS para desenvolver seus produtos e serviços na plataforma da AWS, bem como mentoria de especialistas com conhecimento técnico e empresarial.
Para se beneficiarem do programa, as startups devem ter um produto mínimo viável (MVP) já desenvolvido, alguma tração com clientes e estarem trabalhando para aprimorar a proposta de valor do produto no intuito de gerar escala. O objetivo é capacitar empresas que aplicam a IA generativa a soluções de áreas como direito, marketing, engenharia de software, energia verde e ciências, incluindo a descoberta de medicamentos.
Os participantes estão convidados a participar de duas reuniões presenciais na semana de lançamento e na semana final, incluindo o “Demo Day” no AWS Startup Lofts, em San Francisco (CA). A maior parte do programa será realizada no modelo remoto. Mais detalhes sobre o programa e os critérios de inscrição estão disponíveis no link https://aws-startup-lofts.com/amer/program/accelerators/generative-ai.
IA Generativa nas startups
A IA Generativa tem o potencial de revolucionar muitas indústrias. As startups de tecnologia terão um papel crucial nesse momento inicial. Um exemplo é a indústria cinematográfica. Os efeitos visuais, responsáveis por criar cenas de ação, super-heróis incríveis e mundos novos e fascinantes, demandam dos artistas vários meses de trabalho até que sejam concluídos – acumulando inúmeras horas de pós-produção e gastando milhões de dólares do orçamento. Como esses efeitos são caros, filmes com recursos mais modestos têm dificuldade em implementar aqueles de maior qualidade.
A Runway, uma das startups clientes da AWS, está ajudando a revolucionar a produção de filmes com suas ferramentas, as AI Magic Tools – algumas das quais foram usadas no premiado “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. Seus modelos de difusão generativa guiados por texto estão desbloqueando novas soluções de criação e edição multimodais. Com a Runway, as tarefas de composição, estilização, inpainting, rastreamento de movimento e outros processos tornam-se mais fáceis e mais ágeis para os criadores, de modo que eles possam se concentrar em conceitos de ideias mais elaboradas e entregar iterações de maneira mais rápida. Essas ferramentas também reduzem os custos de produção e a barreira para que cineastas – profissionais ou amadores – ultrapassem os limites da produção cinematográfica e deixem sua imaginação correr solta.
Além de seu potencial criativo, a IA Generativa possui inúmeras aplicações práticas. Ela pode ser usada na área da saúde para gerar planos de tratamento personalizados ou para melhor analisar imagens; na área de finanças, pode gerar análises e insights mais inteligentes; na tecnologia, pode escrever um código e reduzir erros humanos; na manufatura, é capaz de desenvolver novos produtos e otimizar processos de produção.