Com 101,3 milhões de veículos em circulação nas vias públicas do Brasil, as soluções tecnológicas são decisivas para melhorar o fluxo nos centros urbanos, reduzir congestionamentos, bloqueios dos cruzamentos e acidentes de trânsito. Atenta a questões de mobilidade urbana, a Pumatronix acaba de lançar a sua nova solução, o VIGIA-VL, que busca trazer um conceito de “onda verde” para as cidades, isto é, a sincronização dos semáforos.
De acordo com o CEO da Pumatronix, Sylvio Calixto, o VIGIA-VL pretende entender o fluxo das ruas e das cidades e usar essa informação para fazer o planejamento dos semáforos e controle do tráfego de veículos. “O sistema, que é integrado a controladores semafóricos, possibilita um melhor monitoramento e análise do tráfego de veículos por vídeo, tanto para grandes centros urbanos como para pequenos e médios”, explica.
O CEO ainda complementa que a nova solução está em sintonia com o conceito de mobilidade, uma vez que o aumento de frota veicular é um problema para os motoristas que, todos os dias, perdem muitas horas no trânsito.
O gerente de marketing da Pumatronix, Ian Robinson, acrescenta que, com o VIGIA-VL, os semáforos podem ser programados conforme horário e fluxo das diferentes vias. “A análise é feita em tempo real, com monitoramento de até 16 faixas por controlador semafórico. A solução fornece informações para o sistema realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via. A taxa de ocupação, a previsão de filas e o tamanho delas também são identificadas por meio do sistema”, expõe o gerente.
Menos congestionamento
Na prática, conforme comenta o consultor e especialista de trânsito e transporte da Tranzum, Alexandre Zum, com soluções semafóricas a melhoria em redução de trânsito e congestionamento pode chegar a 25% para cidades com trânsito regular. Já em cidades de grande porte, como é o caso de São Paulo, a redução pode chegar a 50%.
Esses números levam em conta a substituição dos controladores mais antigos, cuja programação semafórica já está comprometida, por controladores com inteligência, que otimizam a operação de sinal aberto , atingindo a sua capacidade máxima e privilegiando a formação de “ondas verdes” para os motoristas.
Ele comenta que o principal problema, hoje, está ligado à manutenção do sistema semafórico em tempo real. “Com um sistema como o VIGIA-VL, haverá uma economia de tempo para os motoristas, redução de estresse e economia na manutenção de detectores magnéticos para as prefeituras”, pontua.
Em uma avaliação geral, o especialista de trânsito e transporte alerta que é essencial para a segurança que qualquer cidade média tenha esse controle semafórico, especialmente nos cruzamentos. “Os novos sistemas permitem que controladores de marcas diferentes consigam operar de forma unificada”, conclui.