Atos é responsável por acessos aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Compartilhar

A Atos, líder internacional em serviços digitais e parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), anuncia hoje a emissão dos primeiros Cartões de Identificação e Credenciamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Durante os próximos três meses, 300.000 credenciais serão emitidas para a mídia, atletas, oficiais e patrocinadores.

As credenciais dão acesso às arenas Olímpicas e auxilia os tramites de imigração ao ingressar no país. O sistema de credenciamento, idealizado e administrado pela Atos, possui o mesmo nível de segurança dos sistemas utilizados para processar pedidos de passaportes e vistos.

O credenciamento é um elemento-chave para a segurança dos Jogos. Cada cartão inclui o nome e a foto do credenciado, além de um código de barras de segurança, para identificar o portador e definir suas permissões de acesso.

“A Atos é o parceiro global de TI e principal integrador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e está liderando os trabalhos de integração tecnológica para reunir todos os sistemas de alta complexidade que apoiam os Jogos”, diz Michele Hyron, chefe de Integração da Atos para os Jogos da Rio 2016.

“Trabalhando com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e o governo brasileiro, estamos oferecendo um sistema online com um processo de credenciamento seguro, que identifica os participantes credenciados, administra o processo de inscrição, define permissões de acesso e apresenta informações para controle de entrada”, finaliza Michele.

Quais são as diferenças entre os vários tipos de credenciamento? Por exemplo, um atleta participando dos 100 metros rasos precisa acessar a pista do estádio e a Vila Olímpica, mas um jornalista deve ter acesso ao Centro de Mídia e ao refeitório dos jornalistas.

“O sistema de credenciamento oferece procedimentos seguros e confiáveis”, segundo Francess Lusack, gerente geral de credenciamento do Comitê Organizador Rio 2016. “O sistema de credenciamento foi integrado com os sistemas preventivos das autoridades brasileiras para garantir a segurança dos Jogos. Todos os estrangeiros que apresentam seu Cartão de Credenciamento terão isenção de visto para entrar no Brasil.”

A Atos fornece soluções de TI para os Jogos Olímpicos desde 1992. A Rio 2016 será o primeiro evento onde parte do sistema de TI será hospedado em nuvem, representando um marco na transformação digital dos Jogos.