A operação e o gerenciamento da infraestrutura de telecomunicações em aeroportos é um desafio, uma vez que envolve a oferta de uma ampla variedade de serviços para um universo de clientes bastante diversificado. Por isso, a operadora Arion Services buscou a ajuda da solução CPqD Billing para enfrentar esse desafio em uma área fundamental para sua atividade: a tarifação e faturamento dos serviços de telecom prestados aos clientes instalados em três importantes aeroportos internacionais nos quais atua.
Implantada desde 2014 nos aeroportos de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos, e de Belo Horizonte (Confins), a solução do CPqD entrou em operação, em abril deste ano, também no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. “Uma das vantagens do CPqD Billing é a agilidade na ativação de novas operações”, ressalta Carlos Marum, sócio-diretor do Grupo Arion, que está completando 10 anos de atuação no mercado brasileiro. “No aeroporto de Viracopos, por exemplo, em apenas um mês, começamos a faturar usando essa solução”, acrescenta.
Marum também destaca a robustez e a flexibilidade do CPqD Billing para acompanhar as mudanças de portfólio da Arion e do próprio mercado. “Temos um volume de dados considerável, um portfólio de serviços extenso e em constante mudança e um universo de clientes com perfis diferentes e particularidades distintas. Por isso, é importante contar com um sistema robusto e flexível”, explica.
Atualmente, somando os três aeroportos em que opera, a Arion tem cerca de 600 clientes de vários segmentos – companhias aéreas, restaurantes, lanchonetes, lojas, bancos, hotéis, locadoras de veículos, cooperativas de táxi, etc. -, que utilizam seus serviços de telefonia (convencional e IP), de radiocomunicação, de comunicação de dados e de banda larga, entre outros. Cada cliente tem necessidades específicas envolvendo, além do portfólio básico, pacotes de serviços e projetos customizados. E a fatura precisa refletir essas particularidades e o que foi estabelecido em cada contrato.
“Outro ponto forte do CPqD Billing é o baixíssimo índice de erros e cancelamentos de fatura”, afirma o diretor da Arion. “Nos últimos três meses, nossa taxa de erros foi zero”, acrescenta.
Fornecida como serviço (na modalidade de Software as a Service), a solução CPqD Billing foi concebida para dar suporte a processos críticos de tarifação, faturamento, arrecadação, cobrança e contestação de faturas. Sua flexibilidade permite a adaptação do sistema a vários segmentos e empresas, para atender necessidades de naturezas distintas. “Essa flexibilidade facilitou a customização da solução para o segmento de aeroportos, que vem sendo atendido pela Arion”, afirma Sandra Lis Granado, da Diretoria de Negócios e Soluções de Mercado do CPqD.
Configurável, com interface totalmente web e arquitetura escalável, o CPqD Billing pode ser integrado facilmente a outros sistemas utilizados pelas empresas prestadoras de serviços a usuários, interagindo com aplicações de mediação, workflow, ERP, CRM, etc. No caso da Arion, por exemplo, a solução do CPqD foi incorporada ao portal de relacionamento com clientes (CRM), que abrange as áreas de operação, comercial e help desk da empresa.