No ano de 2016, pela primeira vez no Brasil o número de acessos à internet por dispositivos móveis (celulares e tablets) ultrapassou o acesso via computador nas residências. Essa tendência mostra que cada vez mais as pessoas estão aproveitando as facilidades de ter tudo na palma da mão e na hora que quiser. De olho nessa onda, o mercado de delivery de alimentos segue em constante evolução.
A cultura do delivery vem se solidificando nos últimos anos, mesmo com a intensa crise econômica que assola os brasileiros. Em 2015, houve um aumento de 12,5% no serviço de alimentação delivery, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Para esse ano, ainda não tivemos projeções sobre o crescimento, mas já é um consenso que aumentará em relação ao ano passado. Isso se deve principalmente as facilidades empregadas nesse tipo de serviço para o consumidor.
Sabemos que sair de casa e se alimentar demanda tempo, paciência e custos extras, como estacionamento e taxa de serviço, por exemplo. Além disso, a variedade de opções oferecidas nos aplicativos, que vai de uma simples pizza, passando pelo tradicional churrasco, até chegar às culinárias mais requintadas do mundo, faz com que o consumidor opte cada vez mais por receber seu alimento em casa.
Hoje, os aplicativos são grandes aliados nesse crescimento do delivery de alimentos, mesmo ocupando apenas 10% dessa fatia do mercado. Isso mostra que há muitas possibilidades e a expectativa é de que o Brasil esteja entre os cinco maiores mercados do mundo nos próximos anos.
Além da comida pronta, há também a possibilidade de se comprar ingredientes para se preparar os alimentos em casa, isso dá mais liberdade para os clientes escolherem e planejarem suas compras, adequando-as no melhor horário e data. Hoje, você já pode, por exemplo, comprar todos os produtos necessários para se fazer um churrasco completo via celular e receber tudo no local que desejar. É assustador pensar que há cinco anos isso era inviável!
O próximo ano será de grandes investimentos e expansão do segmento de alimentos em todo Brasil, e esse é o momento para o comerciante que ainda não faz parte desse grande mercado, redirecionar seus esforços para essa área e aproveitar o extenso leque de possibilidades que a tecnologia oferece.
Danilo Lastrucci, co-fundador e Diretor Comercial do LikeChurras, primeiro aplicativo para vendas de carnes de qualidade e certificadas.