O Grupo Angeloni, posicionado entre as 10 maiores empresas no Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), projeta para 2014 um faturamento na média de R$ 2,3 bilhões. Além das 26 lojas físicas, a empresa também aposta no e-commerce e investe em soluções inovadoras para gerar negócios e crescer em 100% as vendas pelo canal, em 2014.
O Angeloni adotou o dynaTrace, solução de Gestão de Desempenho das Aplicações (APM), desenvolvida pela Compuware, para alinhar gargalos e otimizar o ambiente e-commerce, garantindo alta disponibilidade do site aos usuários. Para chegar a um diagnóstico de como aplicar a solução, a Compuware instalou o dynaTrace no ambiente e formatou um teste de carga real (Web Load Test 360). Com o resultado do teste, a Compuware integrou a funcionalidade User Experience Management (EUM), do dynaTrace, na plataforma e-commerce.
De acordo com o supervisor de Tecnologia da Informação, Jean Carlos Bitencourt, a aplicação EUM auxilia a área de TI a ter visão do cliente e da infraestrutura do website, permitindo a correção de falhas e baixos níveis de desempenho, com eficiência e agilidade. “A solução deu ao cliente a garantia de disponibilidade na navegação do site e, a Angeloni fornece estudos que norteiam ações de marketing, para geração de novos negócios”, considera Bitencourt.
Além disso, trouxe informações detalhadas, melhoria na análise técnica, monitoramento proativo com visão do ambiente fim a fim, e a capacidade de configurar dashboards, tanto técnicos como orientados ao negócio. Os dashboards apresentam as informações mais relevantes em um painel de controle, consolidadas e ajustadas em uma única tela.
A qualidade dos indicadores/dashboards, que entrega um mapa das origens dos acessos ao site, possibilita planejamento estratégico das ações de acordo como o objetivo da empresa. Em 2014, o Angeloni visa dobrar suas vendas pelo website, que já conta com aumento de 30% de visualizações e crescimento de 38% no tíquete médio de compras. A previsão é que grande parte do aumento das vendas venha do setor de eletrodomésticos que desde o ano passado expandiu a entrega para toda a região sul e sudeste do Brasil.
O dynaTrace e a aplicação EUM completam a suíte de gerenciamento do comércio eletrônico, pois utilizam uma curva de aprendizado sob o perfil das aplicações e produz um alarme quando há desvios dos padrões aceitáveis, apresentando indicadores que possibilitam mitigar a causa-raiz dos problemas. Com isso, os técnicos podem agir de forma proativa, impedindo a indisponibilidade do site.
Para o CIO do Grupo Angeloni, Gustavo Silveira Gaidzinski, a Compuware entregou o Raio X que apontou os gargalos do website. “Com base nesses dados, mexemos na infraestrutura do site. A reprogramação do ambiente garantiu o sucesso do nosso negócio. Acreditamos que ao colocar as funcionalidades da solução em prática aprimoramos o atendimento ao cliente, garantindo sua satisfação e fidelidade”, finaliza Gaidzinski.