Amy Webb, uma das principais futuristas do mundo, estará no FEBRABAN TECH 2024

Compartilhar

Até onde a inteligência artificial pode chegar? A internet, como conhecemos hoje, está com os dias contados? Quais são os limites éticos para a IA? Como adotar uma IA responsável? Respostas para estas perguntas estarão no FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, que acontece de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O tema central do evento esse ano será “A Jornada Responsável na Nova Economia da Inteligência Artificial”.

E para trazer luz a todas essas questões, a renomada futurista Amy Webb estará no dia 27 de junho, às 11h15, no palco FEBRABAN, onde abordará como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais.

Recentemente, a fundadora e CEO do Instituto Future Today (FTI), lançou a 17ª edição do Tech Trends Report, um material de quase mil páginas com análise de 695 tendências, que resultaram em 95 possíveis cenários futuros, que teriam no centro o fenômeno denominado de superciclo tecnológico.

Segundo o relatório, esse fenômeno seria definido por três tecnologias: Inteligência Artificial, Ecossistemas de Dispositivos Conectados e Biotecnologia. Cada uma representa um impacto significativo, mas, juntas, seriam capazes, segundo Amy, de transformar a economia e a maneira como vivemos.

Atualmente, Amy Webb leciona cursos de MBA de visão estratégica na Stern School of Business da Universidade de Nova York e, como visitante, na Universidade de Oxford. A CEO do Instituto Future Today também aconselha lideranças de governo, de militares e de bancos centrais sobre riscos e oportunidades. A abordagem quantitativa da previsão de Amy foi construída usando sua experiência acadêmica em economia e teoria dos jogos.

De acordo com a futurista, a melhor maneira de ajudar as pessoas a pensarem criticamente sobre o futuro é contando histórias e, por isso, ela escreve muito. Ela contribui em diversas publicações, como Harvard Business Review, MIT Sloan Management Review, New York Times, Wired e Fortune.

Webb já foi incluída pela revista Forbes no rol das “cinco mulheres que estão mudando o mundo” e também integrou a lista “Thinkers50”, que aponta os 50 intelectuais de gestão mais influentes do planeta.

Autora de best-sellers, como o livro The Big Nine, a futurista traz uma análise séria do estado atual da inteligência artificial, do conflito entre os EUA e a China e do que acontecerá com os negócios e a sociedade nos próximos 50 anos à medida que a IA evoluir.

Temas em destaque este ano no FEBRABAN TECH:

O congresso – que contará com 8 auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.

Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O FEBRABAN TECH terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou, de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.

As trilhas temáticas do FEBRABAN TECH 2024 serão:

IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
Cross industry: o digital expande e conecta mercados
Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão