A Amazon Brasil começa o ano com o lançamento de mais um Centro de Distribuição em Cajamar, município do Estado de São Paulo. A inauguração é a maior em tamanho, comparada com outras operações da companhia, e poderá contar com mais de 2.300 funcionários diretos e indiretos. O novo polo faz parte da contínua expansão da Amazon no Brasil, se somando a diversas ações de desenvolvimento logístico no país com o objetivo de acelerar entregas em 100% dos municípios brasileiros com uma operação tecnológica, segura e rápida.
Desde 2019 quando a operação de varejo foi lançada, a Amazon Brasil cresceu exponencialmente e segue expandindo sua rede de logística e atividades corporativas. Hoje, já são mais de 150 polos espalhados por regiões estratégicas de Norte ao Sul, 150 milhões de produtos disponíveis para compra em mais de 50 categorias, entre varejo e serviço de marketplace. Com essa abertura, a Amazon passa a ter 12 centros de distribuição no País, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal.
Com uma área de 75.000m2, o equivalente a seis vezes o tamanho do Mercado Municipal de São Paulo, o novo Centro de Distribuição é o quinto no Estado e em comparação com outras operações da Amazon, o de maior dimensão, capacidade de armazenamento e envio, e geração de empregos. Além disso, esse será o mais tecnológico da Amazon na América Latina, trazendo para o Brasil sistemas que otimizam processos e tornam o ambiente de trabalho ainda mais eficiente e seguro. Através de um amplo sistema interligado de esteiras, com mais de 3 quilômetros e novas tecnologias, mais de 9.500 pacotes poderão ser processados e operados por hora, acelerando prazos finais de entrega.
“Esse lançamento reforça nosso compromisso em aumentar a nossa velocidade e qualidade de entrega em todo o Brasil a partir da expansão de nossa infraestrutura logística, que já realiza entregas em 100% dos municípios brasileiros”, afirma Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon no Brasil. “Além de reforçar nosso comprometimento em sermos a melhor empresa para se trabalhar, oferecendo um excelente ambiente de trabalho, através de tecnologia e a inovação, que impulsionam a eficiência e precisão de cada etapa do processo logístico, promovendo um ambiente de trabalho seguro, enquanto possibilita entregas rápidas”, finaliza.
Além da tecnologia aplicada, essa deverá ser a terceira operação conjugada de varejo e serviço de marketplace no Brasil, sendo a primeira anunciada no ano passado em Nova Santa Rita, região Metropolitana de Porto Alegre. A operação conjugada permite o armazenamento e envio de produtos do varejo e de vendedores parceiros participantes do FBA – Logística da Amazon. Por meio do programa FBA, a Amazon recebe os produtos do vendedor em seu centro de distribuição e cuida de todo o processo, da armazenagem à entrega e atendimento ao consumidor. Ao oferecer suporte logístico para os vendedores parceiros, a Amazon permite que eles se concentrem nas áreas-chave de seus negócios.
“Ficamos felizes com a ampliação das operações da Amazon em Cajamar, empresa que aposta e investe no Brasil e em nossa cidade, promovendo a criação de diversos empregos, enquanto impulsiona a região”, afirma Kauã Berto, prefeito de Cajamar.
Na Amazon, a diversidade, a equidade e a inclusão fazem parte de seu compromisso diário de fornecer acessibilidade e oportunidades de crescimento profissional para suas equipes, clientes e comunidades que atende. Em linha com as demais operações da Amazon no Brasil, esta já começa com mais de 50% dos cargos ocupados por mulheres.
A expansão demonstra o contínuo objetivo da empresa de aumentar a capilaridade logística da empresa no Brasil, melhorando a experiência dos clientes por meio do aumento da oferta de produtos e redução do tempo de entrega a nível nacional.
- Amazon Brasil inaugura maior Centro de Distribuição do país
- Vivo encerra 2024 com R$ 130 milhões em negócios realizados com startups
- Onfly está com 125 vagas abertas
- PwC: Um terço das empresas brasileiras registraram perdas de pelo menos US$ 1 milhão em ciberataques
- O papel da computação acelerada e da IA em um mundo mais sustentável