A Algar, por meio de sua iniciativa de Corporate Venture Capital – Algar Ventures, acaba de selecionar as 15 scale-ups (empresas de alto crescimento) que participarão de seu programa de inovação aberta, em parceria com a Endeavor, com duração prevista de seis meses. As 15 selecionadas são: Newatt, Home Agent, Sensedia, Skore, Altave, Beblüe, Lean Survey, Nama, Cobli, Systax, BlueSol, Sensix, SmartMEI, LivUp e Guichê Virtual.
As escolhidas foram selecionadas por uma comissão formada por executivos da Algar, da Endeavor e dos fundos Canary, monashees e Astella. O objetivo do programa, chamado Algar Ventures Open e que foi lançado em dezembro do ano passado, é de apoiar os empreendedores nos seus desafios e acelerar ainda mais o crescimento das empresas, além de encontrar oportunidades de investimento em novos negócios para complementar o portfólio do Grupo e de suas frentes. O programa também pode identificar, nas scale-ups selecionadas, potenciais fornecedores para as empresas Algar.
Os critérios de seleção foram baseados em: oportunidade de mercado, diferencial competitivo, inovação no modelo de negócios, track tecord da empresa nos últimos meses, além dos perfis do empreendedor e do time.
A próxima etapa é a fase de diagnóstico das empresas e escolha do mentor-padrinho, da rede da Endeavor. Após isso, será definida a conexão com um executivo c-level da Algar e dos fundos convidados. As três partes (Endeavor, Algar e Fundos) farão o trabalho de mentoria e auxílio na superação de seus desafios de crescimento através de indicadores definidos na fase de Diagnóstico.
A conexão com a Algar dará aos participantes acesso às unidades de negócios do Grupo Algar, possibilitando a troca de conhecimento entre as empresas e eventuais investimentos por parte da Algar Ventures no decorrer do programa.
As mentorias acontecerão presencialmente, em São Paulo, e de forma online, de acordo com a demanda e os acordos entre mentores e acelerados. O programa terá o custo de R$ 3 mil para cada empresa participante, com foco nos gastos operacionais da iniciativa.
Conheça as selecionadas do Algar Ventures Open
Altave: Indústria aeroespacial que desenvolve veículos mais leves que o ar
Beblüe: Fintech de pagamentos agregada a ferramenta de fidelização de clientes baseada no cashback
BlueSol: Treinamentos online e presenciais para capacitação técnica de profissionais de energia solar
Cobli: Tecnologia de gestão de frota
Guichê Virtual: Marketplace de compra e venda de passagens rodoviárias
Home Agent: Primeira empresa do Brasil que opera atendimento ao cliente 100% em home office
Lean Survey: Crowdsourcing para transformar usuários de smartphone em pesquisadores
LivUp: E-commcerce de alimentos prontos congelados
Nama: Plataforma de comunicação com produtos para conversas automatizadas, através de IA e Deep Learning: chabot
Newatt : Solução em gestão de energia elétrica baseada em hardware e software
Sensedia: Plataforma para design, segurança e gerenciamento de APIs
Sensix: Utilização de tecnologias disruptivas para agricultura
SmartMEI: Contador e banco mobile para MEI (microempreendedores individuais)
Systax: Base de dados com as regras lógicas de tributação, aplicadas as operações
Skore: Plataforma inovadora para treinamentos e engamento
Algar Telecom seleciona três startups para aceleração
Em outro programa de Aceleração, operado pela ACE, entre 86 inscritas e 12 finalistas, a Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, selecionou três startups para a segunda turma do seu Programa de Aceleração, operado pela ACE (ex-Aceleratech).
Foram selecionadas:
Linkest, do Rio Grande do Norte, que é uma ferramenta online para organização de links relevantes e confiáveis, que facilita a localização do conteúdo salvo.
Tranpo, de São Paulo, é uma plataforma (web + app) que conecta empresas a profissionais qualificados para execução de serviços de campo.
N2B, também de São Paulo, é especializada em nutrição empresarial e oferece às áreas de recursos humanos das empresas um programa de nutrição completo para os colaboradores.
A aceleração das três startups terá início no dia 6 de abril em São Paulo, com duração de 4 a 10 meses, dependendo do nível de maturidade da startup. Serão aplicados diversos serviços de suporte para alavancar os negócios, além de R$ 150 mil de investimento direto.