Alfa Collab lança novo processo para a seleção de startups de crédito

Alfa Collab lança novo processo para a seleção de startups de crédito

O Hub de Inovação Alfa Collab, programa pertencente ao Conglomerado Financeiro Alfa, acaba de lançar um novo processo de seleção de startups de crédito. O intuito é selecionar dez companhias que tenham sinergia para encontrar, coletar e analisar dados inovadores para análise de crédito de pessoas físicas. As inscrições estarão abertas do dia 11 ao 22 de deste mês, por meio do site do Alfa Collab (https://alfacollab.com.br/desafios/).

Lançado em 2020, o Alfa Collab conta, atualmente, com 31 startups participantes e quanto à participação do novo processo é necessário que as startups sejam capazes, por exemplo, de acessar informações como metadados de smartphones, fluxo de transações de PIX, compras online e outras. Além disso, devem prover um conjunto de metodologias para determinar o perfil de risco de potenciais tomadores de crédito, relacionados à pessoa física, a partir da análise dos dados alternativos não-tradicionais e disruptivos. 

Francisco Perez, diretor de Novos Negócios, responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab e pela Área de ESG do Alfa, ressalta que o Alfa é reconhecido pela sua análise de crédito cuidadosa e assertiva. “Não por acaso, a empresa  detém uma das menores taxas de default do mercado financeiro brasileiro. Por isso, essa seleção é uma oportunidade para as startups integrarem o portfólio do Collab e acessarem o atrativo mercado de negócios formado pelas companhias do conglomerado”, complementa Perez. 

“Uma startup do segmento de crédito que já faz parte do Alfa Collab é a Size + Zink, que teve sua tecnologia utilizada no produto Alfa PAF Digital, lançado no ano passado para operacionalizar de forma totalmente digital a antecipação de recebíveis para micro e pequenas empresas. Assim, o hub de inovação do Alfa segue a estratégia de ter uma startup integrante com a expertise necessária para auxiliar em alguma empresa ou produto do conglomerado, sendo uma relação benéfica para ambos envolvidos”, explica o responsável pelo Hub de Inovação Alfa Collab.

Entre os dias 25 e 29 deste mês ocorrerá a seleção das startups inscritas para o desafio e a assinatura de NDAs para disclosure de dados, para depois ocorrer o desenvolvimento das análises e a apresentação dos resultados pelas startups participantes, entre os dias 1º e 8 de agosto. Por fim, a deliberação dos melhores cases e convite para ingressar no Alfa Collab será comunicado diretamente às startups  (por e-mail ou telefone) e, posteriormente, publicados no site do programa. 

Comments are closed